Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Atitude americana nas negociações foi "extremamente lamentável"

A Coreia do Norte classificou hoje como "extremamente lamentável" a atitude dos Estados Unidos durante as conversações mantidas estes dias em Pyongyang com o chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, sobre a desnuclearização do regime norte-coreano.

Atitude americana nas negociações foi "extremamente lamentável"
Notícias ao Minuto

17:10 - 07/07/18 por Lusa

Mundo Pyongyang

Num comunicado, citado pela agência noticiosa sul-coreana Yonhap, o Ministério dos Negócios Estrangeiros norte-coreano denunciou igualmente o que caracterizou de "exigências gananciosas" por parte de Washington.

"A atitude norte-americana e as posições assumidas durante as conversações de alto nível na sexta-feira e hoje foram extremamente lamentáveis", indicou a nota da diplomacia norte-coreana.

Após dois dias de conversações, que tinham como objetivo acordar um plano concreto de desnuclearização, Pyongyang esperava por parte de Washington "medidas construtivas para ajudar a construir confiança" após a cimeira histórica de junho passado entre os líderes dos dois países, mas a atitude dos Estados Unidos foi "unilateral e forçada", segundo o mesmo comunicado.

A posição norte-coreana contrasta com as declarações também hoje proferidas pelo secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, que considerou como "muito produtivas" as conversações mantidas estes dias sobre o programa nuclear de Pyongyang.

"São questões complexas, mas realizámos progressos em quase todas as questões centrais, em algumas fizemos muitos progressos, noutras ainda há trabalho a fazer", afirmou Pompeo, no final das conversações em Pyongyang e antes de prosseguir viagem até Tóquio, mas sem adiantar mais pormenores.

"O trabalho que nós conseguimos na via da desnuclearização completa, estabelecendo uma relação entre dois países, é vital para uma Coreia do Norte mais radiosa e para o sucesso que os nossos Presidentes exigem de nós", prosseguiu o secretário de Estado norte-americano.

No comunicado divulgado hoje, a diplomacia da Coreia do Norte referiu que o regime de Pyongyang reiterou o pedido para um desarmamento "gradual", justificando que esse seria o caminho mais rápido para conseguir a desnuclearização da península coreana, uma vez que "rompia corajosamente com os métodos fracassados do passado".

Também rejeitou as exigências apresentadas pelos Estados Unidos, que considerou "serem semelhantes às de um ladrão" e contrárias "ao espírito da cimeira" ocorrida no mês passado em Singapura entre os líderes norte-americano e norte-coreano, Donald Trump e Kim Jon-un, respetivamente.

A reunião entre Trump e Kim foi a primeira entre líderes destes dois países após quase 70 anos de confrontação iniciados com a Guerra da Coreia (1950-1953) e de 25 anos de negociações fracassadas e de tensões por causa do programa nuclear do regime de Pyongyang.

Após a passagem pela capital norte-coreana, Pompeo seguiu para Tóquio, onde terá uma reunião no domingo com os seus homólogos do Japão e da Coreia do Sul, Taro Kono e Kang Kyung-wha, respetivamente, para analisar os resultados desta deslocação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório