Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Irão anuncia oito execuções ligadas a ataques do Estado Islâmico em 2017

Oito cúmplices dos autores do duplo atentado perpetrado em junho de 2017 contra o parlamento e o mausoléu do ayatollah Khomeini em Teerão foram executados no Irão, anunciaram fontes oficiais iranianas.

Irão anuncia oito execuções ligadas a ataques do Estado Islâmico em 2017
Notícias ao Minuto

11:02 - 07/07/18 por Lusa

Mundo Terrorismo

"A pena de morte pronunciada contra oito membros do Estado Islâmico (extremistas sunitas) envolvidos nestes atentados foi aplicada com base nas regras religiosas e legais", refere a agência Mizan Online, que depende do poder judiciário, mas sem precisar a data nem o local das execuções.

Segundo a agência Tasnim, a sentença foi aplicada hoje.

"Estes oito indivíduos", todos iranianos, "cooperaram diretamente com os principais agentes (do Estado Islâmico) que mataram e feriram cidadãos inocentes" em 7 de junho de 2017, "apoiaram-nos financeiramente e procuraram armas para os mesmos enquanto estavam ao par das intenções do grupo terrorista", adianta a Mizan Online.

Em 7 de junho de 2017,  17 pessoas morreram e várias dezenas ficaram feridas em Teerão no duplo atentado contra o parlamento e o mausoléu do 'ayatollah' Khomeini, fundador da República Islâmica, e que foi reivindicado no mesmo dia pelo Estado Islâmico.

Cinco assaltantes morreram, uns suicidaram-se e outros foram abatidos pelas forças da ordem iranianas.

Antes dos atentados, o EI tinha ameaçado cometer ataques em solo iraniano como represálias ao apoio militar e logístico dado por Teerão às autoridades de Damasco e Bagdad contra grupos 'jihadistas' na Síria e no Iraque, em particular o Estado Islâmico.

O veredicto contra os oito homens executados foi anunciado em maio deste ano.

Na abertura do processo, a Mizan Online tinha indicado em abril que 26 pessoas eram acusadas. Hoje, a agência afirma que a investigação continua para os outros acusados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório