Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Jihadistas queriam atacar Barcelona com camião, mas não tinham carta

A pouco mais de um mês de se assinalar o primeiro aniversário dos atentados nas Ramblas e em Cambrils, que mataram 16 pessoas, surgem novos dados sobre a investigação.

Jihadistas queriam atacar Barcelona com camião, mas não tinham carta
Notícias ao Minuto

08:51 - 07/07/18 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Catalunha

Os atentados do ano passado levados a cabo na Catalunha tiraram a vida a 16 pessoas, mas podiam ter sido muito mais mortíferos.

Isto porque, revela este sábado o jornal catalão La Vanguardia, o plano inicial dos jihadistas era o de utilizarem um camião-bomba contra as pessoas e não carrinhas.

No entanto, o que os militantes do Estado Islâmico não sabiam é que é preciso ter uma carta de condução de categoria C para conduzir um camião.

Segundo o jornal, que cita fontes próximas da investigação, os terroristas tentaram alugar um camião um dia antes dos ataques de 17 de agosto. Foi apenas nessa altura que souberam que nenhum deles tinha uma carta de condução que lhes permitisse conduzir o veículo pesado.

Assim, os jihadistas foram obrigados a improvisar e acabaram por alugar as carrinhas – veículos ligeiros de mercadorias – com os quais mataram 16 pessoas nas Ramblas e em Cambrils.

O plano original, indicam as mesma fontes, tinha determinado que o camião deveria transportar bombas caseiras criadas pelos jihadistas. Assim, quando se desse o impacto contra os transeuntes criar-se-ia uma explosão que faria um maior número de mortos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório