Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Inaugurada exposição de imagens de esculturas do Padrão Descobrimentos

Uma exposição com fotografias de Luís Pavão, que captam pormenores do restauro das 33 esculturas dos navegadores que rodeia o Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, vai ser hoje inaugurada, às 18:00, no monumento.

Inaugurada exposição de imagens de esculturas do Padrão Descobrimentos
Notícias ao Minuto

10:50 - 07/07/18 por Lusa

Cultura Fotografia

A caravela portuguesa nas mãos do Infante D. Henrique, o olhar de Camões e uma esfera armilar de Pedro Nunes são alguns dos pormenores captados em fotografias que serão expostas, a partir de hoje, no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa.

A exposição resulta de um levantamento fotográfico realizado por Luís Pavão às obras de restauro - realizadas em 2016 - das 33 esculturas que rodeiam o monumento.

Margarida Kol de Carvalho, diretora do monumento, disse na sexta-feira à agência Lusa, numa visita à exposição, que a ideia inicial era fazer apenas o levantamento fotográfico do conjunto escultório emblemático dos Descobrimentos nesta "primeira grande intervenção de restauro nas esculturas", num investimento de 264 mil euros.

A monumentalidade das figuras - com sete metros cada uma, exceto a do Infante Dom Henrique, que lidera o conjunto, com nove metros - não permite, do nível do chão, aceder a pormenores que as fotografias revelam na exposição 'Na ponta dos dedos'. Luís Pavão visitou oito vezes as esculturas, de dia e de noite, para captar 408 imagens, e selecionou 28 que o público poderá ver na mostra.

Gonçalves Zarco, Gomes Eanes de Zurara, Gil Eanes, Vasco da Gama, Diogo Cão, ou Pedro Nunes são algumas das figuras históricas dos Descobrimentos que surgem em grande plano nas fotografias.

"Foi muito comovente ver todas estas figuras ao perto, de uma forma impossível de ver de terra", comentou Luís Pavão em declarações à agência Lusa. "Eu decidi explorar essa proximidade e entusiasmei-me bastante", relatou.

A exposição vai incluir 'Visitas Conversadas' para todos os públicos, aos domingos, às 11:00, com a conservadora/restauradora Alice Alves e Luís Pavão.

Também contará com 'Visitas Conversadas Acessíveis' a pensar nos públicos com necessidades especiais, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP) e com audiodescrição, nos sábados, às 11:00.

O monumento desenhado pelo arquiteto Cottinelli Telmo (1897-1948) e concretizado pelo escultor Leopoldo de Almeida (1898-1975), recebeu 351.592 visitantes em 2017, indicou à agência Lusa a diretora.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório