Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Está indeciso? Conheça a taxa de empregabilidade de cada curso

Cursos como o de Medicina têm uma taxa de desemprego entre os recém-licenciados de 0%. Em termos globais, o desemprego de recém-licenciados caiu de 8,6%, em 2015, para 5,5%, em 2018, no ensino público.

Está indeciso? Conheça a taxa de empregabilidade de cada curso
Notícias ao Minuto

16:58 - 06/07/18 por Melissa Lopes

País Ensino Superior

Os dados disponibilizados esta sexta-feira pelo portal Infocursos, da responsabilidade da Direção-geral de Estatísticas da Educação e Ciência, mostram que a taxa de desemprego de recém-licenciados desceu progressivamente de 8,6 % em 2015 para 5,5% em 2018, no que diz respeito ao ensino público.

Através do portal é possível verificar, por exemplo, a taxa de desemprego associada a cada curso, podendo esta ser uma variável a ter em conta na hora de optar por uma formação ou outra.

Cursos como o de Medicina (da Universidade de Lisboa, da Universidade de Coimbra, da Universidade Nova de Lisboa, da Universidade da Beira interior, da Universidade do Minho);  Engenharia Física da Universidade do Porto; Meteorologia, Oceanografia e Geofísica na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa;  Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Tradução e Interpretação: Português/Chinês - Chinês/Português na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria são alguns dos 30 cursos a garantir emprego a recém-diplomados.

Dos 30 cursos com desemprego de 0%, 20 do ensino público e dez são do ensino privado, segundo contas do jornal Público. O curso de Teologia, de Psicologia e de Economia da Universidade Católica são exemplos de cursos que, no privado, garantiram emprego total. 

De salientar que no ensino privado, a taxa de desemprego é de 5,7%, tanto para quem conclui licenciaturas como para quem conclui mestrados. 

Para consultar a taxa de empregabilidade de  cada curso, assim como outros detalhes, consulte os dados disponíveis no Infocursos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório