Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Irão: Europa, Rússia e China prometem apoio a exportações de petróleo

Alemanha, França, Reino Unido, China e Rússia afirmaram hoje o seu empenho em permitir que o Irão continue a exportar petróleo e gás, apesar da saída dos Estados Unidos do acordo nuclear de 2015.

Irão: Europa, Rússia e China prometem apoio a exportações de petróleo
Notícias ao Minuto

15:38 - 06/07/18 por Lusa

Mundo Nuclear

O compromisso foi assumido hoje em Viena pelos ministros dos Negócios Estrangeiros das cinco potências e faz parte de uma lista de 11 objetivos que definiram para salvar o acordo.

Os Estados Unidos anunciaram em maio a saída do acordo e o restabelecimento das sanções económicas e financeiras ao Irão, apelando aos aliados para que cessem todas as importações de petróleo e gás iraniano até 04 de novembro.

Os outros cinco Estados-parte do acordo criticaram a decisão e têm estado a negociar com o Irão uma forma de salvar o pacto, que permitiu o levantamento gradual das sanções internacionais ao Irão em troca do compromisso de Teerão de limitar o seu programa nuclear a fins civis.

Depois de pouco mais de duas horas de reunião, "numa atmosfera construtiva e de confiança", os participantes na reunião de Viena divulgaram uma lista de objetivos para "oferecer soluções práticas para manter a normalização das relações comerciais e económicas com o Irão", segundo um comunicado conjunto.

Entre esses objetivos figuram, além das exportações, "a preservação e manutenção de canais financeiros eficazes com o Irão, a continuação das comunicações marítimas, terrestres, aéreas e ferroviárias, a promoção da cobertura de crédito à exportação, um apoio claro e eficaz aos operadores económicos que negoceiam com o Irão [...], o encorajamento de novos investimentos no Irão" e "a proteção dos operadores económicos quanto aos seus investimentos e outras atividades financeiras no Irão".

O acordo nuclear de 2015 foi negociado e assinado pelo Irão e o chamado Grupo 5+1, constituído pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - EUA, Rússia, China, França e Reino Unido - e a Alemanha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório