Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

"Ninguém na Google lê o Gmail". A empresa reage à polémica

Publicação de blogue explica como funciona todo o processo de acesso de terceiros às mensagens dos utilizadores do serviço.

"Ninguém na Google lê o Gmail". A empresa reage à polémica

A prática de processamento automático fez com que alguns especulassem erradamente que a Google ‘lê’ os vossos e-mails. Para ser claro: ninguém na Google lê o Gmail, exceto em casos muitos específicos em que nos pedem para fazê-lo e nos dão consentimento ou em que precisemos de o fazer para propósitos de segurança, como investigar um erro ou abuso”, pode ler-se na mais recente publicação de blogue da Google, escrita como reação à mais recente polémica em que se viu envolvida.

A polémica em questão diz respeito ao acesso de empresas terceiras às mensagens trocadas através do Gmail, um processo que a Google aproveita para detalhar na mesma publicação.

A tecnológica de Mountain View explica que antes de uma app externa ter acesso ao Gmail é alvo de uma “avaliação de várias etapas” onde se procura garantir de uma forma manual e automática que se trata de uma app legítima e que funciona como pretendido.

Ainda que a Google defenda que todo o processo de acesso ao Gmail está discriminado nos seus termos e condições, não há dúvida que esta era uma prática mais discreta e pouco conhecida entre os utilizadores. Mais ainda, a Google pode estar a lidar com um panorama diferente depois da polémica de acesso de dados privados do Facebook da parte da Cambridge Analytica.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório