Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Serpa celebra a cultura como uma festa a partir de sexta-feira

Concertos de Cassete Pirata, Surma, La Miseria Deluxe e Lapso Producciones, espetáculos de teatro, dança e circo e uma performance vão animar o 19.º Noites na Nora, que começa na sexta-feira, em Serpa, no Alentejo.

Serpa celebra a cultura como uma festa a partir de sexta-feira
Notícias ao Minuto

12:02 - 04/07/18 por Lusa

Cultura Noites da Nora

A edição deste ano do evento, que é promovido pela Companhia de Teatro Baal17 e "celebra a cultura como uma festa", vai decorrer até ao dia 21 deste mês, no Espaço da Nora, situado no centro histórico da cidade de Serpa, no distrito de Beja.

Segundo a Baal17, de Serpa, a programação "eclética" do evento deste ano inclui quatro concertos, cinco espetáculos de teatro, um de dança e outro de circo contemporâneo e uma performance multidisciplinar, sempre a partir das 22h30, e cinco sessões de dj, com início às 00h00.

O 19.º Noites na Nora arranca na sexta-feira, às 22h30, com o concerto 'Clásicos Excéntricos' do projeto espanhol Lapso Producciones e "recomendado" pela Rede Nacional de Teatros Públicos de Espanha.

No concerto, o projeto interpreta música clássica com "instrumentos insólitos e atitudes pouco convencionais, aproximando a música clássica de todos os públicos, sem complexos, nem medos, e rompendo a barreira da formalidade", refere a Baal17.

Seguem-se os concertos de Cassete Pirata, "uma das bandas revelação de 2017" em Portugal, no dia 14, da cantora Surma, "uma das figuras incontornáveis da nova música portuguesa", no dia 20, e do projeto luso-italiano La Miseria Deluxe, que interpreta um "tango pirata, boémio e visceral", no dia 21.

Ainda na área da música, o Noites na Nora vai incluir cinco sessões de dj 'É pra dançar', nomeadamente de Cabaret Tutti Fruti & Gabi Von Dub, na sexta-feira, de Monsieur Papillon a solo, no sábado, e com Cassete Pirata, no dia 14, de João Melgueira, no dia 20, e de Cabaret Noites na Nora 2018, no dia 21.

Na área do teatro, o Noites na Nora vai incluir os espetáculos 'Camino Real II - A Inquietação', da Baal17 com a Oficina de Teatro de Serpa, no sábado, 'BemMarMeQuer - O Coração é Uma Praia', da companhia Teatro Art'Imagem, no domingo, 'Baby Blues', do Projeto Ruínas, no dia 12, 'Literaturinha - A Espada do Rei Artur', da companhia Teatromosca, no dia 15, e 'Exploradores da Serra', da companhia Teatro Regional da Serra do Montemuro, no dia 18.

'E-nxada', uma coprodução da Companhia Erva Daninha Erva e do Teatro Nacional de S. João, é o espetáculo de circo contemporâneo previsto para dia 13, e 'Synectikos', do Colectivo Lisarco, de Espanha, é o espetáculo de dança marcado para dia 19.

O Noites na Nora vai incluir ainda a performance multidisciplinar 'O peão', que resulta de uma residência artística feita em Serpa e que envolve o cenógrafo Bruno Guerra, as atrizes Dora Martinho e Sabrina Martinho e os cantores de ópera Christian Luján, Margarida Marecos e Maria Castelo Branco.

Além dos espetáculos e das sessões de dj, o Noites na Nora deste ano vai promover, no dia 18, das 18h00 às 20h00, no Cineteatro Municipal de Serpa, um "workshop" inclusivo de criação coletiva dinamizado pelo Colectivo Lisarco.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório