Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

O seu e-mail não é privado. Google permite acesso de terceiros ao Gmail

A descoberta pode lançar a tecnológica de Mountain View numa nova polémica. Caso voltou a iniciar o debate sobre a legibilidade dos termos e condições de serviços digitais.

O seu e-mail não é privado. Google permite acesso de terceiros ao Gmail

A Google pode estar perante uma das suas maiores polémicas dos últimos anos depois de ser descoberto que a empresa permite que ‘developers’ de aplicações acedam às mensagens de e-mail trocadas através do Gmail.

A prática começou por ser denunciada por uma empresa ao The Wall Street Journal, que apontou para as permissões que a Google pede quando o utilizador decide conetar o Gmail a serviços externos. Entre essas permissões encontram-se a capacidade de "ler, enviar, apagar e gerir o e-mail”. Em reação, a Google confirmou o acesso de terceiros a contas de Gmail e defendeu-se argumentado que não vai conta os termos e condições do serviço.

O caso suscitou uma nova discussão em torno da legibilidade dos termos e condições de serviços oferecidos pelas grandes tecnológicas, com especialistas a defenderem que as empresas do ramo deveriam simplificar as suas políticas para que fossem mais claras.

“Não deve haver surpresas para os utilizadores do Google: funcionalidades escondidas, serviços ou ações que sejam inconsistentes com propósito promovido”, defende o professor Alan Woodward da Universidade do Surrey em conversa com a BBC. “Podes passar semanas da tua vida a ler termos e condições. Pode muito ser estar lá mencionado, mas um ser humano numa empresa exterior ser capaz de ler os teus e-mails não é algo que pensasses ser razoável”, nota ainda Woodward.

Entretanto a Google reagiu à polémica através de uma publicação de blogue. Nesta publicação a tecnológica de Mountain View explica em que situações é que tem acesso ao Gmail, detalhando ainda todo o processo que emprega para garantir que as apps que acedem ao serviço de e-mail são legítimas.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório