Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Morreu Alan Diaz, fotógrafo que captou icónica imagem do menino Elian

Alan Diaz ganhou um prémio Pulitzer em 2001 com fotografia do pequeno Elián González.

Notícias ao Minuto

23:51 - 03/07/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Óbito

Morreu esta terça-feira o antigo fotógrafo da Associated Press Alan Diaz, aos 71 anos de idade. A informação foi confirmada à agência norte-americana pela filha do profissional, Aillette Rodriguez-Diaz.

Alan Diaz ficou conhecido por ter captado a imagem de um menino cubano de seis anos de idade, aterrorizado perante os serviços de imigração norte-americanos, que entraram em casa do pai, em Little Havana, na Flórida, em abril de 2000.

A criança, Elián González, saiu de Cuba com a mãe, Elizabeth Brotons, em 1999, com intenção de fazer a travessia por mar até aos Estados Unidos. A embarcação em que seguiam naufragou e Elizabeth morreu. Elián foi resgatado dois dias depois pela guarda costeira norte-americana, a boiar num pneu.

Elián foi depois entregue a familiares que residiam em Miami, mas o pai, a morar em Cuba, pedia o retorna da criança. Elián esteve, assim, no centro de uma polémica que resultou numa das maiores crises nas já difíceis relações entre Cuba e Estados Unidos.

A fotografia valeu-lhe um prémio Pulitzer em 2001, passando também a trabalhar com a agência a tempo inteiro (até ali trabalhava como freelancer).

Diaz, refere a AP, acabou por ficar próximo do menino e dos seus vizinhos. Quando as autoridades de imigração foram a casa dos familiares da criança, em abril de 2000, estes ligaram para Diaz para que registasse o momento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório