Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

O que acontece ao corpo e ao cérebro quando não bebe água...

Não experimente isto em casa.

O que acontece ao corpo e ao cérebro quando não bebe água...

O que aconteceria ao seu corpo se de repente deixasse de beber água, incluindo todas as bebidas que contém água, tais como sumos, refrigerantes e chás?

Bem, de acordo com a publicação Science Alert, o resultado seria tudo menos ‘bonito’ - 60% do corpo humano é composto por água, e é por isso que se torna fundamental mantê-lo constantemente hidratado.

Essa água que compõe o organismo garante que o mesmo funciona o mais eficientemente possível, transportando nutrientes e hormonas vitais para onde são necessárias, revestindo as articulações, regulando a temperatura interna do corpo e lubrificando os globos oculares.

Porém, perdemos imenso líquido apenas através de processos naturais, como urinar (cerca de 1,5 litros diários), defecar, ou através do suor.

O hipotálamo localizado no cérebro está em comunicação contínua os vasos sanguíneos de modo a saber o quão hidratado você está, alertando quando os índices de hidratação ideais estão em baixa – e é nessas alturas que sente sede.

Mas o que acontece quando ignora o que o seu corpo lhe diz?

Se não beber água ou muito pouca, com o passar do tempo, e a repetição regular dessa ação, o cérebro começará a diminuir, o raciocínio tornar-se-à mais lento, sentirá tonturas e fraqueza frequentemente e irá eventualmente desenvolver uma menor tolerância à dor.

Vários estudos já demonstraram que um ‘cérebro com sede’ é menos eficiente. Nessas pesquisas os cérebros dos indivíduos desidratados mostraram requerer mais oxigénio para concluírem qualquer tarefa, física ou intelectual, comparativamente a quem se mantinha hidratado.

Os cientistas alertam ainda que nos casos mais extremos, a privação de água total provoca dificuldades em engolir, náuseas e delírios, impedindo os indivíduos de urinar e resultando em última instância na chamada morte por desidratação.

Já sabe, e os especialistas recomendam – faça um favor a si próprio e beba pelo menos oito copos de água por dia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório