Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

O leitor perguntou: Por que suo mais do que as outras pessoas?

Suar é o método natural a partir do qual o corpo humano regula a temperatura interna. Mas porquê que algumas pessoas conseguem correr uma maratona à temperatura de 35 graus centígrados, sem transpirarem um pingo, enquanto que outros começam a destilar com a chegada dos primeiros raios de sol?

O leitor perguntou: Por que suo mais do que as outras pessoas?
Notícias ao Minuto

13:00 - 28/06/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle No calor do momento

A dermatologista britânica Emma Wedgeworth, porta-voz da Fundação Britânica da Pele, explicou à publicação Metro UK, porque tal acontece: “O suor é regulado por glândulas específicas, são as chamadas glândulas ecrinas. A quantidade de suor que libertam está dependente do sistema de nervoso de cada um, capaz de pressentir alterações na temperatura ou emoções intensas que provocam o chamado stress emocional”.

E acrescenta: “As nossas glândulas não estão programadas da mesma maneira – quem sua muito têm glândulas igualmente muito ativas, e extremamente sensíveis a mudanças ambientais”.

Wedgeworth elucida que este processo quase se assemelha a uma ‘lotaria hormonal’. Ou seja, se as suas glândulas são mais ativas, tal significa que irá sempre suar mais quando está calor ou se sente nervoso ou ansioso.

Já Tom Bourlet, autor do blog de viagens Spaghetti Traveller, partilha com a mesma publicação, as suas dicas de topo para disfarçar a transpiração.

E recomenda: “Evite vestir roupa cinzenta como se se tratasse da peste. Já o preto e o branco são as cores que mais disfarçam as temíveis e detestáveis manchas de suor”.

“Após tomar banho, coloque pó de talco nas axilas – este método é super eficaz. E se por acaso vai vestir uma camisa e se acha que consegue aguentar um pouco mais de calor coloque um top ou uma t-shirt básica por baixo, de forma a absorver o suor e a impedir que passe através da roupa”, acrescenta.

Bourlet recomenda ainda, que se tem propensão a transpirar ativamente deve evitar consumir alimentos picantes, que o farão transpirar ainda mais, e vestir roupa feita a partir de tecidos sintéticos e ao invés optar por fibras leves e cortes largos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório