Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Teatro D. Maria II vai ter oito estreias em 22 espetáculos

Oito estreias, em 22 espetáculos de sala, constam da programação da temporada 2018/2019 do Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa, cujo objetivo é "tornar o acesso à criação artística cada vez mais democrático, inclusivo e plural".

Teatro D. Maria II vai ter oito estreias em 22 espetáculos
Notícias ao Minuto

21:27 - 26/06/18 por Lusa

Cultura D. Maria II

A informação foi avançada hoje à imprensa pelo diretor artístico do D. Maria II, Tiago Rodrigues, à margem da apresentação da nova temporada deste teatro, realizada na sala Garrett, e em que cada espetáculo da programação foi apresentado por um espectador, de diferentes idades, sexo, profissões e estrato social.

A nova temporada do D. Maria II volta a abrir num fim de semana - 15 e 16 de setembro -, com entrada livre para as várias propostas desta sala ao Rossio, e contempla ainda mais cinco estreias, a apresentar nos meses de abril a julho de 2019, e que serão anunciadas mais tarde, disse Tiago Rodrigues.

"Teatro", com texto e encenação de Pascal Rambert, a apresentar em estreia, na sala Garrett, "À espera de Godot", outra estreia com encenação de David Pereira Bastos, a partir do texto homónimo de Samuel Beckett, nos primeiro fim de semana, na sala Estúdio, e "Um espetáculo para os meus filhos", de Rui Pina Coelho, são as peças de teatro a que o público pode assistir, de forma gratuita e à semelhança de temporadas anteriores, nos dois dias que assinalam a abertura da nova temporada, a partir de 15 de setembro.

Como propostas de entrada livre para esse fim de semana, o D. Maria II propõe ainda um projeto intitulado "École des Maîtres", no dia 16, na sala Garrett, leituras encenadas a decorrer nos dois dias em vários espaços do teatro, um concerto na varanda, no dia 15, com artista a anunciar, uma feira do livro de teatro, durante o primeiro fim de semana, além de continuar patente a exposição sobre Amélia Rey Colaço, no 'foyer' da sala Garrett.

"Para todos os géneros e não para um género de pessoas. Para todos e para todas" é como o diretor artístico do Teatro D. Maria II qualifica a programação da nova temporada, porque o serviço público de Cultura é, acima de tudo, o esforço de tornar o acesso à criação artística cada vez mais democrático, plural e inclusivo", argumentou Tiago Rodrigues.

"O primeiro passo é dar condições de trabalho a quem faz o teatro que as regras de mercado não permitem que exista, e sem o qual não podemos existir verdadeiramente enquanto sociedade", escreve o responsável pela programação do D. Maria, no dossier da nova temporada.

Outras das estreias anunciadas hoje são "Worst of", pelo Teatro Praga, de 01 a 08 de novembro, na sala Garrett, e "Quarto minguante", um texto de Joana Bértholo, encenado por Álvaro Correia, na sala Estúdio, de 15 de novembro a 16 de dezembro.

"As crianças loucas", uma adaptação de João Cachola de "Coração das trevas" (Joseph Conrad), e "Apocalypse now" (de Francis Ford Coppola, inspirado na obra de Conrad), de 11 a 13 de janeiro de 2019, na sala Estúdio, no âmbito do ciclo Recém-Nascidos, contam-se entre as criações que este teatro nacional apresenta para a nova temporada, assim como "Sequências narrativas completas", de João de Sousa Cardoso, a partir de textos de Álvaro Lapa - outro espetáculo em estreia, coproduzido pel D. Maria II.

"Frei Luís de Sousa", uma encenação de Miguel Loureiro a partir da obra homónima de Almeida Garrett, de 01 a 07 de março de 2019, na sala com o nome deste autor - o fundador do Teatro Nacional, que especialistas consideram o precursor do Romantismo em Portugal -, é outra das criações propostas, também em coprodução.

De regresso à sala Garrett, como Tiago Rodrigues já avançara à Lusa, estará também "Montanha-russa", o espetáculo de Inês Barahona e Miguel Fragata com música ao vivo dos Clã, que esgotou lotações do Teatro Nacional, na temporada em curso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório