Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Estudo aponta associação entre consumo de adoçante e infertilidade

O problema afeta o sexo feminino, segundo um estudo agora apresentado no Brasil.

Estudo aponta associação entre consumo de adoçante e infertilidade
Notícias ao Minuto

07:00 - 26/06/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Conceção

São vistos como a ‘melhor’ alternativa ao açúcar para quem procura uma alimentação mais saudável e equilibrada mas, na verdade, nada como aproveitar o doce natural da fruta, já que também os adoçantes contam com aspetos negativos, em alguns casos mais graves do que o próprio açúcar.

Falamos do risco de obesidade e de doenças cardíacas e do aumento de apetite que por sua vez dificulta a perda de peso mas outros estudos apontam mais causas.

Um dos casos mais recentes foi desenvolvido pela Universidade Federal de São Paulo, no Brasil, país onde a infertilidade é um problema que afeta grande parte da população e obriga à fertilização in vitro e outras formas de conceção.

Como forma de precaver a própria investigação, os autores do estudo referem que não devem ser elaboraras conclusões até que todos os detalhes sejam apresentados, nomeadamente os casos de obesidade e idade de cada mulher. Ainda assim, para já avança-se a provável relação entre consumo de adoçantes artificiais (em específico nos refrigerantes) e má qualidade dos óvulos.

A amostra foi pequena e, para já as conclusões são prematuras, mas em casos de infertilidade em que todos os casos devem ser tidos em conta a fim de uma eficaz conceção, nenhum aspeto é de se ignorar em específico qualquer caso concreto que diga respeito a fatores comuns do dia a dia, nomeadamente a alimentação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório