Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Periodização: A técnica que garante que não deixa de melhorar no ginásio

Entrou no ritmo de treino e atingiu o peso que queria ou o objetivo que alcançava… e agora parece que o corpo não consegue evoluir mais. O que se passou e como o contornar?

Periodização: A técnica que garante que não deixa de melhorar no ginásio
Notícias ao Minuto

20:00 - 25/06/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Treinos

Ao iniciar uma rotina de treino, muito acontece no organismo. Caso tenha excesso de peso, verá melhorias relativamente rápido. Continue, e verá o corpo mais tonificado além de atingir objetivos que alcançava como conseguir correr 10km sem parar ou completar as três séries de levantamento de pesos com a barra de 30Kg.

Cada um com o seu objetivo e cada um a seu tempo, mas comum é a ‘frustração’ de quando nos apercebemos que o corpo deixa de responder ao esforço a que é exposto. É pela necessidade de desafio constante que qualquer personal trainer aconselha a que não mantenha o mesmo plano de treino por muito tempo, mas mesmo com aumento de dificuldade, há vezes em que o corpo ‘pede mais’ e aí a palavra chave é apenas uma: periodização.

A estratégia de treino é apontada pela Women’s Health UK, que cita o personal trainer James Dulgan ao explicar o estado em que se deixa de existir mudanças no corpo após um período de atividade ou progresso.

A periodização consiste em focar-se num treino específico a cada três semanas: por exemplo treinar exclusivamente força, depois velocidade e nas três semanas seguintes, flexibilidade. Desta forma, ao regressar ao treino habitual, mas num nível mais intenso, o corpo vai reagir melhor pois durante cerca de mês e meio foi exposto a variados treinos a que o corpo não se chega a adaptar pela falta de tempo e por isso acarreta os resultados de cada treino.

O especialista aconselha a que procure o apoio de um personal trainer, que lhe irá indicar os planos mais indicados ao seu caso.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório