Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Há uma cor que pode ajudar ou prejudicar o sono, diz a ciência

A cor ciano, um tom que fica entre o verde e o azul (para muitos o chamado verde água) pode segundo uma equipa de biólogos da Universidade de Manchester, no Reino Unido, e da Universidade de Basel, na Suiça, provocar ou dificultar o sono.

Há uma cor que pode ajudar ou prejudicar o sono, diz a ciência

O grupo de investigadores afirmou em declarações à BBC News que os níveis elevados desta cor primária no ambiente podem manter os indivíduos acordados e em estado de alerta, e que por sua vez reduzir os índices de ciano ajuda a dormir.

Surpreendentemente, nas pesquisas realizadas, o impacto foi sentido mesmo quando as alterações na cor não eram visíveis aos olhos.

E agora os investigadores pretendem criar dispositivos para os ecrãs de computadores e para telemóveis capazes de aumentar ou de diminuir automaticamente os níveis de ciano na luz.

A comunidade científica já tinha anteriormente estabelecido uma ligação entre as cores e o sono, e a luz azul já havia sido identificada como a que mais retarda o sono.

Também já existem configurações de ‘modo noturno’ nos telefones e em laptops que reduzem o brilho do ecrã e a luz azul na tentativa de diminuir o seu impacto no sono.

Mas a nova pesquisa dos biólogos britânicos e suíços, que foi divulgada na publicação científica Sleep, provou o impacto específico do ciano.

Os participantes do estudo foram expostos a mais ou menos ciano, enquanto que os cientistas mediram os níveis diferentes da hormona do sono melatonina na sua saliva. A melatonina, produzida pela glândula pineal, ajuda a organizar as funções do organismo quando estamos acordados e quando estamos a dormir.

O professor Rob Lucas, um dos autores da nova pesquisa, garantiu que não é necessário que a pessoa consiga perceber as cores especificamente para que organismo sinta a mudança. “O corpo reage mesmo que o aumento ou redução dos seus níveis não seja percetível a olho nu”, disse.

Os biólogos sugerem ainda que versões de cores com ciano podem ser usadas nos ecrãs de computador se o objetivo é manter as pessoas acordadas . Por exemplo, quando têm que trabalhar ou precisam de permanecer alertas durante a noite.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório