Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Fernando Santos: "Queiroz? Amanhã a amizade fica de lado"

“O Irão é a melhor equipa asiática”, elogiou também o selecionador nacional.

Fernando Santos: "Queiroz? Amanhã a amizade fica de lado"
Notícias ao Minuto

18:35 - 24/06/18 por Ruben Valente

Desporto Antevisão

Fernando Santos fez, este domingo, a antevisão do jogo desta segunda-feira com o Irão, que irá decidir as contas de Portugal neste Mundial. A equipa das quinas joga o apuramento para a próxima fase e o selecionador nacional demonstrou ter a equipa iraniana bem estudada.

Entre elogios à formação de Carlos Queiroz, Fernando Santos prometeu muito trabalho e referiu que Portugal vai fazer de tudo para vencer.

Análise ao Irão: “Tive oportunidade de ver estes dois jogos, mas também os 10 encontros que o Irão fez na fase de qualificação. Fiquei com a absoluta certeza desta fortíssima equipa. 10 jogos, 9 vitórias. Muito bem organizado, estrategicamente forte, jogadores de qualidade… Já é a segunda vez consecutiva que participa num Campeonato do Mundo. O Irão fez duas belíssimas exibições frente a Marrocos e Espanha. Têm uma grande organização defensiva, mas não só. O Irão não é só isso. São uma equipa que sabe ter bola e sabe sair bem no contra-ataque. Amanhã vai ser um jogo muito duro.”

Como se irá sentir Carlos Queiroz do outro lado: “Cada um tem a sua maneira. Sei o que senti do outro lado. E o que senti é que queria ganhar. Nós somos profissionais e os países não contam nesse aspeto.”

Análise ao VAR: “Nunca faço esse tipo de comentários antes dos jogos. Mas como já é a 2.ª vez que esse assunto vem à tona, tenho de responder. Contra Espanha, os próprios espanhóis já disseram que tínhamos razão. Contra Marrocos, tal como o Pepe disse, e muito bem, se o Ronaldo não marcasse, teria de ser penálti. E até podíamos ir mais longe. Aos 89 minutos, o Cristiano Ronaldo caiu na área e era penálti. Durante o jogo não vi, mas depois de ver com muita calma acabei por verificar que era penálti. Mas não é pela arbitragem que o jogo se vai decidir.”

Objetivos: “Qualquer uma das equipas tem algo a ganhar e a perder. Não concordo que o Irão não tem nada a perder. Está a jogar-se a passagem à próxima fase, que qualquer uma das duas equipas pode chegar.”

Dificuldades: “O Irão é a melhor equipa asiática, ao contrário do que as pessoas querem fazer. Vamos ter muitas dificuldades, mas vamos dar o nosso melhor em campo para ganhar.”

João Moutinho: “Treinou hoje de manhã e está dentro dos 23. Não vai estar fora dos 23, seguramente”.

Já disse à sua família quando volta?: “Eu ligo todos os dias à família. À minha mulher, aos meus filhos e ao meu neto. (pisca o olho e evita pergunta do jornalista).

Amizade com Queiroz: “Somos amigos há 35 anos. Mas amanhã a amizade vai ficar de lado. Não tenho dúvidas que ele vai defender o Irão com tudo. Ele é um grande profissional”.

Surpresas nos resultados do Mundial: "Os jogos têm demonstrado que a teoria dos rankings, das equipas que conhecemos menos, leva muitas vezes a que a maior parte das pessoas desvalorizem essas equipas. Os jogos têm demonstrado isso. Estas equipas são muito bem trabalhadas, têm jogadores com experiência, que jogam na Europa, que estão juntos há muito tempo, têm os mesmos treinadores há muito tempo. O Irão tem o mesmo treinador há seis anos, fez uma excelente fase de qualificação. Temos de respeitar o Irão porque se queremos seguir com este projeto temos de nos apurar. Vai ser difícil, estamos os três com essa possibilidade - Espanha, Portugal e Irão".

Importância de Ronaldo: "Cristiano Ronaldo faz a diferença aqui, no Real Madrid, no Manchester United, no Sporting e se for para outro clube também irá fazer a diferença. Agora, não será um jogo de Cristiano Ronaldo contra ninguém ou um jogo entre treinadores."

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório