Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Duterte prepara nova etapa da guerra contra a droga. Agora nas escolas

Alunos da quarta classe poderão ser sujeitos a testes aleatórios de despiste de drogas. Buscas em escolas, passando a pente fino cacifos, serão uma constante.

Duterte prepara nova etapa da guerra contra a droga. Agora nas escolas
Notícias ao Minuto

09:20 - 22/06/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Filipinas

Foi com força, muitas vezes apontada como desproporcionada, que Rodrigo Duterte assumiu a guerra contra a droga nas Filipinas.

O próximo passo desta 'guerra sem quartel' será agora nas escolas, com medidas que já mereceram críticas por parte do departamento de educação - mas que deverão ser na mesma aplicadas, à imagem do que Duterte tem feito com outras medidas criticadas nesta luta contra a droga.

Explica a Reuters que alunos de quarto ano, com apenas 10 anos de idade, poderão ser sujeitos a testes aleatórios de despiste de drogas, tal como os seus professores. Haverá também um controlo apertado nas escolas filipinas, com a polícia a levar a cabo buscas que vão passar a pente fino cacifos, à procura de droga.

Mais de 4.200 pessoas morreram nas Filipinas desde que Rodrigo , mortas pela polícia e por vigilantes. Alguns eram traficantes, muitos eram toxicodependentes. Os números impressionam e têm merecido críticas da comunidade internacional, incluindo de organizações pelos Direitos Humanos. Há alegações que apontam para execuções sumárias por parte da polícia, que as autoridades continuam a negar.

As medidas anunciadas poderão ainda merecer discussão do governo com representante de pais, alunos e professores, pela necessidade de garantir que os direitos e liberdades, nomeadamente de crianças.

A Reuters realça que há 14 milhões de alunos, apenas entre o quarto e o sexto ano de escolaridade, que serão abrangidos por estas medidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório