Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Trump e uma criança a chorar na capa da Time. "Welcome to America"

Mais de duas mil crianças separadas de pais, muitos requerentes de asilo.

Trump e uma criança a chorar na capa da Time. "Welcome to America"
Notícias ao Minuto

13:30 - 21/06/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Estados Unidos

A revista Time, que já antes fez capas em tom crítico e irónico para com Donald Trump, volta agora a destacar-se com a capa que sairá para as bancas na próxima semana.

Na imagem vemos uma criança separada dos pais, na sequência da política de separação de famílias, a chorar. À sua frente está Trump, impávido, enquanto na capa se lê apenas uma frase, ali colocada com ironia: "Welcome to America" - "Bem-vindos à América."

Esta semana ficou marcada pelos protestos e críticas, dos mais diversos quadrantes, à nova política dos Estados Unidos que não poupou famílias de requerentes de asilo e de imigrantes ilegais.

Com o objetivo de limitar a imigração, os Estados Unidos assumiram pela voz do procurador Jeff Sessions uma polícia de "tolerância zero". Esta política levou a que cerca de duas mil crianças se encontrem neste momento em centros, afastadas dos pais. Gravações reveladas esta semana pela ProPublica mostraram como nestes espaços há menores fechados em celas a chorar enquanto chamam pelos pais, que por sua vez não estão autorizados a ver os filhos.

A política de separar famílias para desencorajar a imigração sem documentos foi criticada por diversas organizações. O Conselho de Direitos Humanos da ONU criticou a administração Trump, que entretanto se afastou deste órgão, numa decisão aplaudida por Israel.

Saliente-se que nenhuma lei norte-americana obriga as autoridades a enviar pais e filhos para sítios diferentes, alguns a milhares de quilómetros de distância. Está em causa uma política escolhida pela atual Casa Branca.

Entre os críticos à política estão quatro antigas primeiras-damas dos EUA, tanto republicanas como democratas. Organizações da área da saúde alertaram também para os potenciais danos permanentes que uma separação forçada dos pais poderá ter em crianças.

A capa foi revelada no Twitter ao início desta tarde em Portugal e já está a ficar viral. Num pequeno vídeo publicado naquela plataforma a Time mostra como foi montada a ideia para a capa da revista. "Que tipo de país somos?", pergunta a revista sobre esta política da administração Trump que, ao final da última quarta-feira, foi revogada após um intenso coro de críticas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório