Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

"Quero controlar todos os detalhes. Quando ir e quando voltar"

Amira Abdulgader é uma das 200 funcionárias da Aramco que está a tirar a carta de condução para poder começar a conduzir já no próximo domingo. Nesse dia histórico, só quer a companhia da mãe, sem ninguém a dizer para onde, quando e como deve ir.

Notícias ao Minuto

20:04 - 20/06/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Arábia Saudita

A partir do próximo dia 24 de junho, as mulheres podem, oficialmente, passar a conduzir.

Enquanto não chega a data, muitas mulheres já começaram a tirar a carta de condução para, no próximo domingo, estarem prontas a segurar o volante.

A Reuters acompanhou as aulas de Amira Abdulgader, funcionária da empresa petrolífera estatal Aramco, que está ansiosa por domingo.

“Quero controlar todos os detalhes da minha viagem. Serei eu a decidir quando ir, o que fazer e quando voltar”, contou Abdulgader, uma das 200 funcionárias da Aramco que está a tirar a formação oferecida pela empresa.

“Precisamos de carro para as nossas atividades diárias. Estamos a trabalhar, somos mães, temos muita interação social, precisamos de sair e por isso precisamos de transporte”, explica a saudita. “Vai mudar a minha vida”.

O fim da proibição foi decretado em setembro de 2017. Até então, a Arábia Saudita, um dos países mais conservadores do mundo e com um fundamentalismo religioso muito acentuado, era o único país a proibir as mulheres de conduzir.

A medida foi vista como um passo importante para a emancipação feminina no país, no entanto, as mulheres continuam a enfrentar uma série de restrições no dia a dia, dependendo da vontade dos homens para tomarem decisões.

No dia 24 de junho, Abdulgader já tem um plano definido. Agarrar no volante e ir passear com a mãe.

“No dia 24 de junho, quero ir a casa da minha mãe e levá-la para um passeio. Este é o meu primeiro plano, e eu gostava realmente de desfrutar dele com a minha mãe. Só eu e a minha mãe, sem mais ninguém”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório