Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Pedro Cabrita Reis expõe esculturas inéditas no Museu de Santo Tirso

Trinta esculturas do artista plástico Pedro Cabrita Reis, quase todas inéditas, vão estar expostas de 03 de julho a 22 de setembro no Museu Internacional de Escultura (MIEC), em Santo Tirso, no distrito do Porto.

Pedro Cabrita Reis expõe esculturas inéditas no Museu de Santo Tirso
Notícias ao Minuto

12:50 - 20/06/18 por Lusa

Cultura Escultura

Denominada "Pedro Cabrita Reis. La Grande Table, et al?", a exposição reúne peças feitas a partir de materiais tão díspares como "metal, cimento, plástico, madeira e borracha", disse à agência Lusa o presidente MIEC, Álvaro Moreira.

Com trabalhos expostos em museus e centros de arte de todo o mundo, o artista português combina nesta exposição "desperdícios de construção com objetos do quotidiano", acrescentou Álvaro Moreira.

Estes objetos, "abandonados pelos seus possuidores, por aparente perda de utilidade imediata", "são atenta, obsessiva e criteriosamente recolhidos pelo artista no seu atelier, que ao sabor do tempo e da vontade, lhes dá uma nova vida, plena agora de significados, históricos, filosóficos, políticos e também poéticos", lê-se no comunicado da Câmara de Santo Tirso, enviado à agência Lusa.

A exposição será um percurso "entre peças volumosas que se combinam entre si" e uma mesa, com cerca de 70 metros, que dá o nome à exposição, onde "estarão expostos os restantes trabalhos de menor dimensão", sublinha o responsável do MIEC, citado pelo comunicado.

A obra impõe assim uma observação que é, ao mesmo tempo, uma "leitura/descoberta/experiência do atelier onde trabalha, desde 2006, em Lisboa, junto ao Tejo".

Segundo o comunicado, a ligação do escultor a "Santo Tirso data de 2001, altura em que, a convite [do escultor] Alberto Carneiro, no âmbito do 6.º Simpósio de Escultura, concebeu uma peça para o acervo do MIEC".

Para o presidente da câmara, Joaquim Couto, a exposição "Pedro Cabrita Reis. La Grande Table, et al?" vem evidenciar a importância da escultura para Santo Tirso", salientando o facto de "ser uma exposição inédita, pensada de raiz" para estar exposta no local.

"Temos trabalhado no sentido de nos afirmarmos como cidade capital da escultura e estou certo de que este é mais um importante passo que damos nesse sentido", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório