Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Quase todas as regiões do país em risco muito elevado de exposição UV

Quase todas as regiões do país apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Quase todas as regiões do país em risco muito elevado de exposição UV
Notícias ao Minuto

07:20 - 20/06/18 por Lusa

País IPMA

Todas as regiões do país apresentam um risco muito elevado, com exceção do distrito de Faro e das ilhas de São Miguel e Terceira, nos Açores, que estão com níveis elevados.

A ilha do Porto Santo (arquipélago da Madeira) tem um risco moderado de exposição à radiação UV.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente pouco nublado, aumentando de nebulosidade a partir da manhã, aguaceiros, mais frequentes durante a tarde e nas regiões Norte e Centro, onde poderão ser por vezes fortes e de granizo, e que serão pouco prováveis na região Sul.

Estão também previstas condições favoráveis à ocorrência de trovoadas em especial nas regiões Norte e Centro e vento fraco, soprando moderado a forte de sueste no Algarve até final da manhã, e temporariamente moderado de noroeste na faixa costeira ocidental durante a tarde.

A previsão aponta ainda para neblina matinal em alguns locais, pequena descida de temperatura no litoral Norte e Centro e pequena subida da máxima no litoral oeste da região Sul.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 16 graus Celsius (em Braga e Porto) e os 21 (em Castelo Branco) e as máximas entre os 26 (no Porto e em Viana do Castelo) e os 34 (em Santarém e Braga).

Na Madeira prevê-se céu geralmente muito nublado, com boas abertas nas vertentes sul e nas zonas montanhosas, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e nas zonas montanhosas até final da manhã e vento fraco a moderado do quadrante norte.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 19 e os 23 graus.

Para os Açores prevê-se períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos (nas ilhas Flores, Corvo, grupo Ocidental, e Graciosa, Faial, Pico, São Jorge e Terceira, no grupo central) e vento fraco tornando-se bonançoso.

Em Santa Cruz das Flores e na Horta as temperaturas vão oscilar entre os 20 e os 26 graus, em Angra do Heroísmo entre os 19 e os 25 e em Ponta Delgada entre os 19 e os 26.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório