Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Obra com textos inéditos de António Telmo apresentada em Lisboa

Textos inéditos do filósofo António Telmo (1927-2010) são publicados no livro 'A Vivência dos Mistérios Maçónicos, da filosofia à Iniciação', que é apresentado hoje, às 18:30, no Palácio Maçónico, no Bairro Alto, em Lisboa.

Obra com textos inéditos de António Telmo apresentada em Lisboa
Notícias ao Minuto

07:42 - 20/06/18 por Lusa

Cultura Filósofo

A obra inclui os livros maçónicos de António Telmo, 'A Aventura Maçónica' e 'Congeminações de um Neopitagórico', e diversos textos inéditos sobre a mesma temática, entre os quais 'O Sagrado na Arquitetura' e "A Prancha do Aprendiz".

Um outro texto inédito, "Uma Loja de São João", título escolhido pelos coordenadores editoriais da obra, reúne materiais elaborados por António Telmo destinados a um livro que não chegou a concluir.

"Neste 9.º volume das Obras Completas de António Telmo, editadas pela Zéfiro, incluiu-se as 'Congeminações de um Neopitagórico', primeiramente publicado em 2006 pela Al-Barzakh, e que voltou a sair a lume em 2009, com a chancela da Zéfiro, e 'A Aventura Maçónica - Viagens à Volta de um Tapete', por esta mesma editora dado à estampa, já após a morte do filósofo", explicou à agência Lusa Pedro Martins, um dos coordenadores editoriais da obra.

"Complementarmente, reúnem-se alguns escritos relativos à temática maçónica que se encontravam dispersos por publicações periódicas ou estavam ainda inéditos, e cuja articulação com a teorese daqueles dois livros é absolutamente clara", prosseguiu Pedro Martins que, com Maria Antónia Braia Vitorino e António Carlos Carvalho, vai participar na apresentação de hoje.

Em declarações à agência Lusa, o editor da Zéfiro, Alexandre Gabriel, realçou que "se encontram fielmente reproduzidas neste volume 'viagens iniciáticas' de António Telmo pelos três graus maçónicos de aprendiz, companheiro e mestre, resultando numa síntese hermética das três religiões monoteístas", o judaísmo, o islamismo e o cristianismo.

A escritora Risoleta Pinto Pedro, que assina o prefácio de 60 páginas do volume, afirma que "penetrar na obra de António Telmo é percorrer labirínticos corredores onde o espelho nos colhe a cada esquina e envolve e confunde, e mostra enganosos caminhos que, contudo, têm de ser percorridos porque não existe o caminho certo".

A escritora não esconde a complexidade do pensamento de António Telmo, referindo um "confuso caminho para a consciência e liberdade".

"O paradoxo é o mestre e a ordem oculta-se sob o [paradoxo] e o imprescindível poético caos", afirma Risoleta Pinto Pedro.

Autor de 'História Secreta de Portugal' (1977), António Telmo, a convite de Agostinho da Silva, que cita várias vezes nos seus escritos, foi professor de Literatura Portuguesa na Universidade de Brasília.

Regressado a Portugal, dirigiu a Biblioteca de Sesimbra e publicou, entre outras obras, 'Arte Poética' (1963), 'Gramática Secreta da Língua Portuguesa' (1981) e 'Filosofia e Kabbalah' (1989).

Como filósofo, explorou as tradições do hebraísmo e de Aristóteles (384-322 antes de Cristo), debateu e desenvolveu a questão do 'Quinto Império', formulada pelo padre António Vieira, e considerava que a soberania de um povo/pátria assenta sobretudo na inteligência e na imaginação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório