Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Realizador João Viana duplamente premiado em Espanha com 'Our Madness'

O filme 'Our Madness', longa-metragem de ficção de João Viana, foi distinguido no Festival Filmadrid com os prémios Melhor Filme do Júri Jovem e com uma Menção Especial do Júri Oficial, anunciou hoje a produtora.

Realizador João Viana duplamente premiado em Espanha com 'Our Madness'
Notícias ao Minuto

18:52 - 19/06/18 por Lusa

Cultura Cinema

O Júri Jovem do festival, que se realizou na capital espanhola, justificou a sua escolha, com base na temática do filme, uma vez que considera ser "uma proposta arriscada, que retrata uma abordagem social e realidade política através do trauma pessoal e da reinterpretação dos códigos cinematográficos".

Por sua vez, o Júri Oficial fez referência à qualidade estética que 'Our Madness' apresenta e à visão política transmitida.

O Festival Filmadrid teve início no passado dia 07, na capital espanhola, e encerrou no domingo à noite.

Com argumento de João Viana, o filme, oferece um retrato que aborda a atualidade social e política vivida em Moçambique e é uma coprodução entre Portugal, França, Moçambique, Qatar e Guiné-Bissau.

O filme aborda a realidade atual de Moçambique, - onde foi há cerca de um ano, e conta a história de um menor que retira a mãe de um hospital psiquiátrico, em Maputo, para a levar ao encontro do pai, que está numa zona de contronto militar, devido à crise política no país.

'Our Madness', que se estreou em fevereiro no Festival de Berlim, conta agora com três prémios, tendo já vencido, em maio, o Prémio de Melhor Longa-metragem Portuguesa, no festival IndieLisboa.

A longa-metragem, que já foi convidada pelo Atelier Cinefondation Do Festival de Cannes segue, agora, para festivais na Bélgica, México e Republica Checa.

João Viana é ainda realizador das curtas-metragens 'A Piscina', 'Alfama', 'Tabatô' e 'Madness', e da longa-metragem 'A Batalha de Tabatô'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório