Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

O Mundial é uma ameaça à sua segurança digital. Saiba porquê

Os fãs de futebol têm bons motivos para ter cuidado durante a competição.

O Mundial é uma ameaça à sua segurança digital. Saiba porquê
Notícias ao Minuto

06:30 - 20/06/18 por Miguel Patinha Dias

Tech Futebol

Mais do que uma competição desportiva, o Mundial é uma ocasião onde os fãs de futebol de todo o mundo se unem em torno de um único evento e partilham entre si expetativas e experiências relativamente ao seu desporto preferido. Infelizmente, nem tudo são rosas durante o período desta competição.

Como aponta o The Next Web, o Mundial é também um período em que os fãs de futebol estão mais vulneráveis no que diz respeito à sua segurança digital. Um exemplo disto mesmo é a ligação Wi-Fi. Em vez de se ligarem via 4G, os fãs de futebol acabam por optar por se ligarem a ligações públicas com segurança fraca, o que coloca em causa a segurança dos seus equipamentos.

O ‘desespero’ para assistir aos jogos através da internet estende-se às tentativas de última hora para assistir aos jogos ao vivo, com muitos fãs a escolherem a sites ilícitos para adquirirem bilhetes com preço mais alto. Escusado será dizer que muitas vezes estes bilhetes são falsos e fazem parte de esquemas de phishing para adquirir dados pessoais e informação de pagamento.

A aquisição de dados de forma ilícita não é feita apenas através de sites que têm (alegadamente) bilhetes para venda. Tal prática também está presente em apps que, através de termos e condições menos explícitos, se apropriam dos dados dos utilizadores que têm como objetivo assistir ao Mundial.

Aconselha-se cautela na hora de escolher uma app para este efeito e ter um comportamento responsável no que diz respeito à navegação durante o período do Mundial, sobretudo se costuma assistir aos jogos em sites de streaming ilegais.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório