Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Marine Le Pen tem de devolver quase 300 mil euros ao Parlamento Europeu

O Tribunal Geral da União Europeia (UE) confirmou hoje que a antiga eurodeputada da extrema-direita francesa Marine Le Pen tem de devolver quase 300 mil euros ao Parlamento Europeu (PE), por uso indevido da verba.

Marine Le Pen tem de devolver quase 300 mil euros ao Parlamento Europeu
Notícias ao Minuto

12:39 - 19/06/18 por Lusa

Mundo processo

Por seu lado, a visada já anunciou que vai recorrer "em breve" do acórdão, para o Tribunal de Justiça.

O tribunal confirmou, num acórdão hoje divulgado, a decisão do PE de reclamar a Marine Le Pen a devolução de cerca de 300 mil euros pelo emprego de uma assistente parlamentar, por não ter demonstrado a efetividade do trabalho dessa assistente.

O Tribunal Geral negou, assim, provimento ao recurso de Marine Le Pen e confirma a decisão do Parlamento de exigir a devolução de 298.497,87 euros, que a ex-deputada ao PE recebeu entre dezembro de 2010 e fevereiro de 2016.

O Parlamento Europeu considerou que Marine Le Pen -- que foi deputada entre 20019 e 2017 - de não ter apresentado a prova da existência de uma atividade da assistente local ligada efetiva, direta e exclusivamente ao seu mandato.

O recurso desta decisão, que a líder a extrema-direita francesa anunciou "para breve", está limitado às questões de direito.

Recentemente, Le Pen propôs a alteração do nome do partido de Frente Nacional para União Nacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório