Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Verão chega com calor, mas traz na 'mala' aguaceiros e trovoada

De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o calor vai manter-se, mas poderá vir acompanhado de aguaceiros e de trovoada.

Verão chega com calor, mas traz na 'mala' aguaceiros e trovoada
Notícias ao Minuto

10:46 - 19/06/18 por Filipa Matias Pereira

País Meteorologia

Estava a pensar aproveitar o calor para se bronzear ao ‘sabor’ dos primeiros raios dourados deste fim de primavera? Sugerimos que leia esta notícia. Poderá ter de redefinir os seus planos.

Nos últimos dois dias, um pouco por todo o país, as temperaturas aumentaram cerca de 10º. O calor que – muitos – tão ansiavam chegou, mas o sol, por sua vez, não veio para ficar.

De acordo com a previsão o IPMA, para esta terça-feira prevê-se céu pouco nublado, com aumento de nebulosidade no Centro e Sul, sendo que a partir da tarde há ainda condições para aguaceiros e trovoada.

Para amanhã, quarta-feira, está previsto um aumento da nebulosidade com condições para aguaceiros e trovoadas, em especial durante a tarde e nas regiões do interior.

Os cenários de nebulosidade, aguaceiros, trovoadas, pequena descida da temperatura e até mesmo granizo irão manter-se, pelo menos, até à próxima sexta-feira.

Relativamente à probabilidade de aguaceiros, em causa está, como referiu fonte do IPMA ao Notícias ao Minuto, uma “depressão em altitude que causa instabilidade”.

Já o aumento da temperatura que se tem feito sentir deve-se a um “anticiclone com uma corrente de leste e trajeto continental”. Graças a este anticiclone, “começámos a sentir as temperaturas de verão e o ar mais seco”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório