Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Santamaría e Cospedal são candidatas à liderança do PP

Duas mulheres lideram a corrida à liderança do Partido Popular. Ex-vice de Mariano Rajoy e ex-ministra da Defesa anunciaram candidaturas perto do final do prazo.

Santamaría e Cospedal são candidatas à liderança do PP
Notícias ao Minuto

09:28 - 19/06/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Espanha

Soraya Sáenz de Santamaría e María Dolores de Cospedal anunciaram, esta terça-feira, a candidatura à liderança do Partido Popular (PP) espanhol.

Sáenz de Santamaría desempenhou o cargo de vice-presidente do governo espanhol, sendo considerada uma das aliadas mais próximas de Mariano Rajoy.

Ja Dolores de Cospeda desempenhou o cargo de ministra da Defesa no mesmo executivo.

Durante a intervenção do estado espanhol na Catalunha, derivada da aplicação artigo 155 da Constituição, Sáenzde Santamaría desempenhou um papel chave, tendo ficado responsável pela gestão da região. 

Com a moção de censura que levou o PSOE de Pedro Sánchez ao poder, o governo de Rajoy caiu. O ex-primeiro-ministro espanhol decidiu retirar-se da vida política, pelo menos por agora, estando em curso uma corrida à liderança do partido de centro-direita, manchado por um escândalo de corrupção que levou à queda do anterior governo.

O prazo para as candidaturas termina amanhã, quarta-feira. Para além de Soraya Sáenz de Santamaría e María Dolores de Cospedal, diz o El País, avançam também Pablo Casado, José Manuel García Margallo,José Ramón García Hernández e José Luis Bayo. 

[Atualizada às 11h09]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório