Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Os irmãos mais velhos são mais inteligentes, se a ciência diz que sim...

Sim, pode culpar os seus pais.

Os irmãos mais velhos são mais inteligentes, se a ciência diz que sim...
Notícias ao Minuto

21:00 - 18/06/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Rivalidade

É esta a conclusão que poderá causar o caos no próximo grande jantar de família. Um grupo de investigadores das Universidades de Houston, nos Estados Unidos, e de New South Wales e de Sheffield, no Reino Unido, concluiu que os irmãos mais velhos são estatisticamente mais inteligentes que os seus irmãos ou irmãs mais novos.

Os cientistas apuraram que existe “uma forte correlação negativa entre a ordem de nascimento e o desenvolvimento cognitivo das crianças”.

Por outras palavras: quantos mais irmãos tem, maior é a probabilidade de serem gradualmente menos inteligentes. “A magnitude dos efeitos da ordem de nascimento é substancial”, disseram os académicos.

Detetaram ainda que os irmãos mais velhos tendem a sentir-se mais confiantes relativamente à sua inteligência, em detrimento dos mais jovens que padecem "de uma falta de confiança mais acentuada", sobretudo a nível escolar.

Para determinarem estes factos, os investigadores terão analisado os dados de mais de cinco mil crianças, cuja capacidade de leitura e de vocabulário foi avaliada a cada dois anos, até aos 14 anos de idade.

Mas porque existem estas diferenças entre os irmãos?

Os académicos apontam que tal deverá estar relacionado com os vários níveis de atenção parental. Ou seja, quantos mais irmãos tem, menos atenção recebe, e consequentemente é mais provável que não seja academicamente tão bem sucedido.

“Apesar dos filhos mais tardios não se encontrarem tecnicamente em desvantagem a nível de saúde ou de desenvolvimento, concluímos que os pais não são capazes de lhes proporcionarem o mesmo tipo de apoio cognitivo, comparativamente ao que prestaram ao filho primogénito”, explica aquele estudo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório