Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Sim, os encontros afetam o cérebro a nível químico

Talvez seja por isso que ainda pense demasiado naquela pessoa com quem saiu apenas um par de vezes.

Sim, os encontros afetam o cérebro a nível químico
Notícias ao Minuto

13:30 - 18/06/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Comportamento

Conheceu alguém, saíram algumas vezes, pareciam dar-se bem ao ponto de prever que dali poderia resultar em algo mais sério, até que a outra pessoa retrai, demonstrando que a ‘relação’ acabou por ali.

Para alguns, esta realidade pode parecer pior que o fim de uma relação de longo termo, que é merecedora do apoio de amigos e após a qual é mais que aceite que se passe alguns dias mais em baixo. No caso do ‘amigo’ com quem até teve alguns encontros, a situação não passa disso mesmo: alguns encontros. Então porque é que ainda pensa nele?

A noção de rejeição não é bem aceite pelo ser humano e é comum a muitos a ideia de que aquele poderia ser o amor da sua vida, garantem vários psicólogos que apontam os casos em que, até ao momento de rejeição, indivíduos garantem a presença de um romantismo muito intenso.

Citado pelo New York Times, o psicólogo Baumeister explica que, frequentemente, achamo-nos mais ‘desejáveis’ do que normalmente somos aos olhos dos outros, por isso não entendemos quando nos deixam ou alguém não mostra interesse, neste sentido, “não é estranho que as pessoas continuem a pensar numa relação de pouca duração”.

Além disso, explica o especialista que as novas relações alteram a química do cérebro, devido à serotina, que regula o humor, sono, apetite entre outros. “Quando algo é quente e pesado, mesmo que breve, cria mudanças a nível cerebral de que o cérebro gosta, e ressente-se quanto tal lhe é tirado” explica, apontando como resultado os sentimentos de isolamento e perda.

Já no caso de relações de longo termo, a situação é processada de outra forma pelo cérebro, que age de forma mais racional pela capacidade de analisar a situação e processar tudo o que se passou, que se baseia em mais do que um ‘breve’ momento.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório