Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Historiadores em êxtase com descoberta em navio naufragado há 180 anos

Navio conhecido como “o Titanic do seu tempo” afundou após explosão. Artefacto permitiu confirmar relatos dos sobreviventes.

Historiadores em êxtase com descoberta em navio naufragado há 180 anos
Notícias ao Minuto

20:37 - 17/06/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Os mergulhadores que estão a trabalhar na recuperação de artefactos do navio Pulaski, que naufragou no século XIX, fizeram uma descoberta misteriosa: uma incrustação do tamanho de uma toranja que tinha um fio de ouro a sair do interior. Após limpeza, verificou-se que se tratava de um relógio de bolso de ouro decorado, com uma corrente do mesmo metal valioso, conforme relata o Miami Herald.

O desastre do navio Pulaski, recorde-se, aconteceu no dia 14 de junho de 1938 quando uma explosão a bordo fez com que este afundasse ao largo da costa da Carolina do Norte, provocando a morte a 128 pessoas (sobreviveram 59).

Entre os ocupantes estavam algumas das pessoas mais ricas dos Estados Unidos.

Quando a incrustação foi limpa e objeto retirado do seu interior, os historiadores puderam conferir que o relógio estava parado às 11h05, cinco minutos depois da hora da explosão relatada pelos sobreviventes (23h00).

Notícias ao MinutoImagem do relógio descoberto a bordo do navio Pulaski© Reprodução

“É pouco comum ver um artefacto que dê este tipo de impressão de um momento histórico, quando um navio afunda. Pense no frágeis que são os ponteiros do relógio, mas mesmo assim sobreviveram naquela posição exata”, indicou Max Spiegel, um dos especialistas em preservação de artefactos.

“É uma das descobertas mais excitantes que passou por nós e já estivemos em meia dúzia de navios naufragados”, acrescentou.

O naufrágio do Pulaski, que aconteceu há 180 anos, ficou conhecido como “o Titanic do seu tempo”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório