Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

"Resultados da indústria extrativa devem beneficiar comunidades locais"

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, defendeu hoje que os resultados da exploração dos recursos minerais em Moçambique devem beneficiar as comunidades locais.

"Resultados da indústria extrativa devem beneficiar comunidades locais"
Notícias ao Minuto

20:28 - 14/06/18 por Lusa

Economia Filipe Nyusi

"Há pessoas a explorarem a riqueza que existe em Moçambique e essa riqueza deve beneficiar os moçambicanos", disse o chefe de Estado moçambicano, falando durante um comício popular na província de Inhambane, sul de Moçambique.

A afirmação de Nyusi surgiu depois de a população daquela província queixar-se de não estar a ver os benefícios da exploração de gás em Pande e Temane pela multinacional sul-africana Sasol, que opera na região há mais de duas décadas.

"Preocupa-nos a falta de responsabilidade social da empresa Sasol. Não há nenhum investimento visível que beneficie a população. Além disso, a estrada nacional está a ser destruída por camiões desta empresa", disse durante o comício Edson Rui, um residente da localidade.

O chefe de Estado moçambicano disse que o Governo está ciente do problema, considerando que decorrem trabalhos para garantir que as populações dos pontos em que estão a ser explorados recursos minerais tenham benefício.

"Este é um assunto que está a ser tratado a nível dos ministérios e esperemos que em breve tenhamos respostas satisfatórias", acrescentou o Presidente moçambicano.

A Sasol é uma das três companhias que venceu o quinto concurso internacional para concessão de áreas com hidrocarbonetos em Moçambique, numa lista que integra consórcios liderados pela ENI, ExxonMobil e Deltonex Energy.

Moçambique espera que as multinacionais vencedoras do quinto concurso internacional para pesquisa e prospeção de hidrocarbonetos invistam 700 milhões de dólares (597 milhões de euros) nos próximos anos, segundo dados do Instituto Nacional de Petróleos (INP).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório