Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Presidente egípcio substitui ministros da Defesa e Interior no Governo

O novo Governo egípcio, do Presidente Abdel Fattah Al-Sisi, foi hoje empossado no Cairo, com a manutenção de grande parte do anterior elenco, sobressaindo as substituições nos ministérios da Defesa e do Interior, indicou a agência noticiosa local MENA.

Presidente egípcio substitui ministros da Defesa e Interior no Governo
Notícias ao Minuto

14:31 - 14/06/18 por Lusa

Mundo Abdel Fattah al-Sisi

O novo Governo é chefiado pelo primeiro-ministro Moustafa Madbouly, ex-ministro do Interior, e foi empossado após Al-Sisi ter iniciado, a 02 deste mês, o seu segundo mandato como Presidente do Egito, na sequência das eleições de fins de março.

Madbouly foi encarregado por Al-Sisi de formar um novo Governo, depois de o até então primeiro-ministro Sherif Ismail, ter apresentado a demissão poucos dias antes da posse do chefe de Estado, como é tradição no país.

O novo ministro da Defesa é Mohamed Ahmed Zaki, até agora comandante da Guarda Republicana encarregada da proteção do Presidente, e substitui Sedki Sobhi, militar "muito próximo" de Al-Sisi e que foi comandante das Forças Armadas egípcias até 2014, que fica como conselheiro presidencial.

Por seu lado, o novo ministro do Interior, o general Mahmut Taufiq Abdelgawad, que substitui Magdi Abdelgafar, cujos quatro anos de chefia do ministério foram marcados com vários atentados contra civis e contra as próprias forças de segurança.

Abdelgawad, por sua vez, foi vice-diretor e, depois, diretor da Segurança de Estado egípcia, órgão policial que se equipara aos serviços secretos e que tem sido frequentemente acusado por várias organizações não governamentais nacionais e internacionais de cometer torturas e organizar desaparecimentos forçados de opositores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório