Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Kiprop reitera inocência em caso de doping mas desiste de se defender

O queniano Asbel Kiprop, campeão olímpico dos 1.500 metros em 2008 e triplo campeão do mundo, disse hoje desistir da sua defesa no caso de doping, apesar de reiterar a sua inocência.

Kiprop reitera inocência em caso de doping mas desiste de se defender
Notícias ao Minuto

13:22 - 14/06/18 por Lusa

Desporto Declarações

"Eu sou completamente inocente. Mas não adianta de nada lutar pela minha reputação sem o apoio dos meus 'managers', da minha federação e sem o apoio do meu governo. É injusto", afirmou Asbel Kiprop, em declarações à agência AFP.

O campeão do mundo em 2011, 2013 e 2015, de 28 anos, teve um controlo positivo por eritropoietina (EPO), em novembro de 2017, e arrisca uma suspensão de quatro anos.

O caso de Kiprop deverá ser apreciado em 28 de junho, numa instância disciplinar da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), mas o queniano, evocando a falta de apoio pelas autoridades quenianas e a falta de dinheiro para pagar aos seus advogados, renunciou à sua defesa.

"Mesmo que consiga provar a inocência, é evidente que não poderei recuperar a credibilidade, apesar de a acusação reconhecer a minha inocência. Sou impotente financeiramente para enfrentar a IAAF, estou reduzido a admitir que não me dopei, como vítima dos meus acusadores", referiu o queniano, em comunicado.

Mais de 40 atletas quenianos acusaram doping nos últimos cinco anos, tendo o país sido colocado sobre vigilância da IAAF em 2016.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório