Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

PSD alerta que escola de Oliveira de Azeméis pode perder 1,5 milhões

Os deputados aveirenses do PSD acusaram hoje a Câmara de Oliveira de Azeméis de não querer reabilitar a Escola Básica e Secundária de Fajões, alertando que, desta forma, a obra pode perder os 1,5 milhões de euros protocolados.

PSD alerta que escola de Oliveira de Azeméis pode perder 1,5 milhões
Notícias ao Minuto

11:53 - 14/06/18 por Lusa

Política Deputados

Em causa está a demora na concretização de um acordo que o atual Governo celebrou com o anterior executivo daquela autarquia do distrito de Aveiro, segundo o qual o grosso das obras seria suportado pelo Estado e só 15% financiados em partes iguais pela Câmara e pela DGEstE - Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

"A reformulação do projeto elevou a 1,9 milhões de euros o custo dos trabalhos, com a câmara a mostrar-se indisponível para colaborar, pondo em causa o montante disponível, que pode estar em risco", afirmou a deputada Helga Correia.

Em comunicado, o PSD de Aveiro nota que "a reabilitação não avança por falta de vontade política da Câmara [liderada pelo PS]".

"As condições do estabelecimento de ensino são de tal ordem que só uma grande disponibilidade da comunidade educativa permite que atinja os resultados que vem obtendo", observa o PSD de Aveiro.

Os deputados social-democratas do círculo parlamentar daquele distrito visitaram a Secundária de Fajões na semana passada, após o que registaram o seu "inconcebível estado de degradação" e classificaram de "revoltante" a perceção das condições em que trabalha a respetiva comunidade educativa.

"A falta de vontade política da Câmara tem que ser desmascarada [porque há] um acordo celebrado entre o atual governo e o anterior executivo - que o atual não pretende respeitar", realça a deputada Helga Correia.

A Escola Básica e Secundária de Fajões é sede de um agrupamento que abrange 537 alunos, 430 dos quais com refeições diárias na cantina.

Segundo o PSD, este é o único agrupamento de Oliveira de Azeméis que tem visto aumentar continuamente o seu número de alunos ao longo dos últimos anos.

Essa escola é também a que regista as melhores notas no município, ocupando a quarta posição do ranking no distrito de Aveiro, o que é "prova inequívoca da boa vontade de toda comunidade educativa".

Contactada pela Lusa, a Câmara de Oliveira de Azeméis não prestou esclarecimentos sobre o assunto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório