Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Rússia apela "à suspensão" de combates no Iémen para proteger os civis

A Rússia apelou hoje "à suspensão, o mais rapidamente possível", dos combates no Iémen, onde as forças pró-governamentais lançaram na quarta-feira uma ofensiva contra o porto estratégico de Hodeida, controlado pelos rebeldes.

Rússia apela "à suspensão" de combates no Iémen para proteger os civis
Notícias ao Minuto

11:43 - 14/06/18 por Lusa

Mundo Conflito

"Esta evolução dos acontecimentos é particularmente preocupante", nomeadamente devido aos riscos para a população civil, referiu o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo num comunicado.

"Se os combates naquela zona causarem a interrupção da ajuda alimentar, os civis iemenitas, que já enfrentam numerosas privações, podem ficar à beira da morte", advertiu.

A diplomacia russa considera ainda que "o golpe mais duro será para as perspetivas de uma solução política para a crise do Iémen", e apela assim "à suspensão o mais rapidamente possível das hostilidades (...) para dar uma oportunidade às iniciativas da comunidade internacional para a paz".

Moscovo insiste que não existem alternativas a uma solução política para o conflito no Iémen, no mesmo dia em que o Presidente russo, Vladimir Putin, recebe o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, à margem do Mundial de Futebol, cujo jogo de abertura é disputado entre as equipas dos dois países.

A Arábia Saudita dirige a coligação internacional que apoia desde 2015 as forças do Presidente iemenita, Abd Rabbo Mansour Hadi, reconhecido internacionalmente, face aos rebeldes xiitas Huthis que controlam vastas regiões do país, incluindo a capital Sanaa.

Cerca de 600.000 pessoas vivem em Hodeida, porto estratégico no Mar Vermelho através do qual a maioria da população do Iémen recebe alimentos e medicamentos.

Segundo os rebeldes, ataques aéreos da coligação militar sob comando saudita visaram hoje as posições suas nos arredores de Hodeida.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório