Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Autoridade Monetária de Macau sobe taxa de juro para 2,25%

A Autoridade Monetária de Macau (AMCM) subiu hoje a taxa de juro em um quarto de ponto percentual, para 2,25%, sendo este o segundo aumento da taxa de juro de referência neste ano.

Autoridade Monetária de Macau sobe taxa de juro para 2,25%
Notícias ao Minuto

11:39 - 14/06/18 por Lusa

Economia China

Esta decisão foi tomada depois do anúncio do aumento desta taxa pela Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos, na quarta-feira, de acordo com comunicado da AMCM.

A moeda de Macau, a pataca, encontra-se indexada ao dólar de Hong Kong e, por essa via, ao dólar norte-americano.

"Com a finalidade de salvaguardar o funcionamento eficaz do regime de indexação cambial da pataca ao dólar de Hong Kong, é justificada a uniformização, em princípio, da evolução da política da taxa de juros", justificou assim a AMCM, que funciona como banco central de Macau.

"A taxa de juro do mercado monetário local tem vindo a ser caracterizada por um crescimento geral, pelo que se prevê o ajustamento gradual por parte dos bancos locais da taxa de juros dos depósitos e dos empréstimos ao nível de retalho", lê-se no comunicado.

O Governo avisou ainda para a possibilidade da taxa de juro dos empréstimos bancários poder subir, de forma gradual, o que vai implicar um aumento nas prestações dos empréstimos.

Por esta razão, o executivo insta o setor bancário a "proceder à avaliação da sua situação de funcionamento, face aos impactos emergentes da evolução da taxa de juros, assegurando uma boa gestão dos potenciais riscos".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório