Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Custódio prevê duelo equilibrado com Espanha e caminho longo na Rússia

Antigo futebolista Custódio considera que Portugal poderá ir bastante longe no Mundial.

Custódio prevê duelo equilibrado com Espanha e caminho longo na Rússia
Notícias ao Minuto

08:45 - 14/06/18 por Lusa

Desporto Mundial'2018

O antigo futebolista Custódio considera que Portugal poderá ir bastante longe no Mundial2018 e antevê uma estreia equilibrada frente à Espanha, frisando que um eventual desaire não coloca em causa um percurso "fantástico" na Rússia.

"Penso que podemos ir bastante longe, temos jogadores nas melhores equipas do Mundo. O selecionador, de facto, trouxe uma unidade e todos trabalham para o mesmo. Temos uma equipa bastante forte e podemos fazer uma prova fantástica", começou por elogiar, em declarações à agência Lusa.

Internacional por 10 ocasiões na principal equipa nacional, o ex-médio, que fez grande parte da formação no Sporting, sublinhou também que a margem de erro da competição é curta e diz que Fernando Santos tem várias boas opções para fazer mais do que uma equipa competitiva e que dê garantias.

"[Prevejo] um jogo equilibrado. Espanha tem uma grande seleção, é umas das principais favoritas, mas não deixamos de ter jogadores de grande qualidade, campeões da Europa", apontou.

Para o antigo jogador, que representou Portugal no Euro2012, é importante começar da melhor forma a competição e que os pupilos do selecionador passarão aos oitavos juntamente com os espanhóis.

"Quando se vai para estas competições em que a margem de erro é curta, é sempre importante começar bem e não me parece que um resultado negativo inviabilize a passagem aos 'oitavos'", argumentou.

Já a entrada de Fernando Hierro no cargo de selecionador espanhol a dois dias no começo do Campeonato do Mundo, tendo rendido Julen Lopetegui, não altera a forma de trabalhar da equipa de Fernando Santos, segundo Custódio. Contudo, a existir uma eventual "fragilidade" espanhola apenas poderá notar-se dentro de campo.

"Não se vão focar nisso [mudança de selecionador], mas sim no trabalho e nas capacidades. O aproveitamento das fragilidades pode ocorrer apenas e só no jogo. Não se vão focar nesses problemas, mas sim nas capacidades e em tudo o que têm de fazer para vencer a Espanha", esclareceu.

Relativamente às qualidades individuais dos atletas selecionados, Custódio tem dúvidas se jogará Gonçalo Guedes ou André Silva ao lado Cristiano Ronaldo e Bruno Fernandes a compor o meio-campo, em detrimento de João Mário, uma vez que foram os dois jogadores que mais se destacaram no último encontro de preparação diante da Argélia (3-0), antes de partida para a Rússia.

"Têm uma qualidade excecional. São jovens do melhor que o nosso país formou, e, jogue quem jogar as possibilidades de Portugal são sempre fortes. Todos fizeram grandes épocas nos seus clubes, tirando o André [Silva] que foi um bocadinho mais intermitente, mas na seleção tudo é diferente. São jogadores que acrescentam sempre que jogam. Quem jogar com a Espanha irá fazê-lo de forma muito competente ao serviço do coletivo", terminou.

A equipa lusa tem estreia marcada frente à Espanha, na sexta-feira, em Sochi.

Além dos espanhóis, Portugal defronta Marrocos no dia 20 de junho, em Moscovo, e o Irão, de Carlos Queiroz, em 25, em Saransk, nos restantes jogos do Grupo B do Campeonato do Mundo, que arranca a 14 de junho e termina a 15 de julho.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório