Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

EUA, Japão e Coreia discutem cimeira e desnuclearização norte-coreana

Altos representantes dos governos dos Estados Unidos, Japão e da Coreia do Sul estão a discutir em Seul o resultado da cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un, bem como a desnuclearização norte-coreana.

EUA, Japão e Coreia discutem cimeira e desnuclearização norte-coreana
Notícias ao Minuto

06:36 - 14/06/18 por Lusa

Mundo Conflito

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo e os ministros dos Negócios Estrangeiros do Japão e da Coreia do Sul, Taro Kono e Kang Kyung-wha, respetivamente, lideram as delegações.

O encontro entre representantes dos três países surge na sequência da histórica cimeira entre o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, na tentativa de recolher mais informações e detalhes sobre a reunião que decorreu no dia 12 de junho, em Singapura.

As conversações estão a decorrer num momento em que a Coreia do Norte e a Coreia do Sul iniciaram hoje ao mais alto nível militar um encontro para abordar a redução de tensões na zona de fronteira entre os dois países.

O objetivo do diálogo entre as duas partes que está a ter lugar na vila fronteiriça de Panmunjom é o de alcançar ainda hoje um firme compromisso por parte da Coreia do Sul de terminar os exercícios militares com os Estados Unidos.

Estas negociações militares são as primeiras a integrarem generais de ambas as Coreias desde dezembro de 2007.

"Nós vamos investir os nossos melhores esforços para garantir uma nova era de paz na Península Coreana", sublinhou o major-general sul-coreano Kim Do-gyun antes do encontro.

Os militares coreanos poderão ainda discutir temas como a promoção de um diálogo regular e a criação de um 'canal aberto' entre os oficiais de topo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório