Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

A nível oncológico, “Portugal conta com um enorme avanço científico"

A 4 de fevereiro, celebrou-se o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro. Sendo este um problema bastante comum, que afetam milhões em todo o mundo, alertar nunca é de mais e por isso especifica-se o Dia Nacional da Luta Contra o Cancro, que marca o dia de hoje.

A nível oncológico, “Portugal conta com um enorme avanço científico"
Notícias ao Minuto

07:00 - 14/06/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Oncologia

Cada vez se sabe mais sobre as causas e sobre a forma como se desenvolve e cresce o cancro. Diz a Liga Portuguesa Contra o Cancro que, atualmente, “estão a ser estudadas novas formas de o prevenir, detetar e tratar, tendo sempre em atenção a melhoria da qualidade de vida das pessoas com cancro, durante e após o tratamento.”

Sobre o tema, em específico o caso que se vive no país, o Notícias ao Minuto falou com Susana Duarte, diretora do departamento social da Associação de Apoio a Pessoas com Cancro (AAPC), que marca a data com um debate sobre ‘A Genética na Doença Oncológica’.

Explica Susana Duarte que a componente genética é uma das quatro dimensões que distinguem as formas de aparecimento do cancro. A par da genética, outras causas para a doença são o vírus e infeções, exposição ambiental e estilo de vida. Neste último, aponta-se o tabagismo, consumo de álcool e gorduras, sedentarismo ou mesmo stress elevado. Evitar estes aspetos, que vão contra uma vida saudável, é o primeiro passo para evitar o aparecimento de cancro.

Quando questionada sobre os progressos oncológicos a nível nacional, refere que “Portugal conta com um enorme avanço tecnológico e científico, existindo tratamentos de referência nos hospitais de Norte a Sul do país”, dos quais destaca a oncoDNA, empresa que se foca na oncologia de precisão (que permite que se evitem gastos em tratamentos desnecessários) e que é parceira no debate organizado pela AAPC.

Não só em Portugal, os avanços tecnológico e científico atual são prova da constante pesquisa e surgimento de novas abordagens, técnicas e informação sobre o cancro.

Neste sentido, a constante divulgação de estudos sobre o tema é benéfica pelo seu papel em informar a população no geral sobre o tema. Além disso, “informação e formação adequada e correta nunca é demais, principalmente quando falámos da segunda maior causa de morte em Portugal. Somos da opinião de que ainda existe muito trabalho a fazer na área de promoção da saúde e prevenção da doença no nosso país”, sublinha Susana Duarte.

No âmbito do Dia Nacional de Luta Contra o Cancro, é também inaugurada hoje a exposição de fotografia ‘Senti(r)nela’, dedicada ao cancro no feminino como forma de homenagear as mulheres que lutam contra esta doença.

Como explica Susana Duarte, o motivo por que a exposição se foca no sexo feminino tem como objetivo “alertar a comunidade para a existência de outros tipos de cancro na mulher e não apenas o cancro da mama, que é inevitavelmente o mais falado. Sentimos a necessidade de consciencializar a população feminina para o estar de ‘sentinela’ perante outros tipos de diagnóstico que podem surgir.”

A exposição está patente no Salão Nobre da Junta de Freguesia de São Mamede e conta com fotografias de várias utentes da AAPC, diagnosticadas com diversos tipos de cancro.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório