Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Mulher processa NASA por causa de pó da lua oferecido por Neil Armstrong

Agência espacial norte-americana defende que um cidadão comum não pode ter na sua posse material lunar.

Mulher processa NASA por causa de pó da lua oferecido por Neil Armstrong
Notícias ao Minuto

23:04 - 13/06/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Justiça

Uma mulher norte-americana interpôs, este mês de junho, um processo contra a NASA para reclamar a posse de uma ampola de pó da lua que lhe foi oferecida por Neil Armstrong, a primeira pessoa a pisar a superfície lunar.

A agência espacial norte-americana defende que um cidadão particular não pode ser dono de material lunar, segundo explica a BBC, mas Laura Murray Cicco, a dona do frasco, discorda e pede a um tribunal do Kansas que tome uma decisão.

Murray Cicco, residente no estado norte-americano do Tennessee, tem na sua posse a ampola, cujo conteúdo foi trazido da superfície lunar por Armstrong, sendo oferecido aos seus pais quando tinha apenas 10 anos de idade, há quase 50 anos.

Junto com o pequeno frasco, foi-lhe entregue um bilhete. “Para Laura Murray Cicco, a melhor sorte. Neil Armstrong, Apollo 11”, pode ler-se.

Notícias ao MinutoBilhete entregue aos pais de Laura por Neil Armstrong© U.S. District Court for the District of Kansas

Tanto a assinatura que consta no papel como o conteúdo da ampola foram verificados. A amostra, lê-se nos documentos judiciais, “pode ser originária de um rególito lunar”. Ainda de acordo com os mesmos documentos, o pai de Murray Cicco era amigo do icónico astronauta, que faleceu em 2012.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório