Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º

Marcelo promulga três diplomas do Governo

O Presidente da República promulgou hoje três diplomas do Governo, incluindo uma alteração ao Código do Registo Civil, simplificando a tradução e certificação de documentos emitidos em país estrangeiro em inglês, francês e castelhano.

Marcelo promulga três diplomas do Governo
Notícias ao Minuto

21:55 - 13/06/18 por Lusa

País Presidentes

Esta foi uma das três promulgações anunciadas no "site" da Presidência da República (www.presidencia.pt), justificadas, numa nota, pela "celeridade e simplificação processual", partindo do "princípio que é razoável escolha das línguas e o conceito do domínio dessas línguas".

Por isso, Marcelo Rebelo de Sousa assinou o diploma do Governo que altera o Código do Registo Civil, "permitindo que seja dispensada a tradução e certificação de documentos emitidos em país estrangeiro e escritos em língua inglesa, francesa ou espanhola, sempre que o funcionário competente domine a língua em causa".

Outra das promulgações é de um diploma que "altera o regime do Registo Nacional de Pessoas Coletivas, permitindo a disponibilização da certidão online das pessoas coletivas, devidamente atualizada com os atos e factos relativos a pessoas coletivas e entidades inscritas no Ficheiro Central de Pessoas Coletivas".

A terceira promulgação foi de uma mudança do decreto que alarga o período em que se reconhece "o direito ao adiamento do ato por motivo de luto, em caso de falecimento de familiares próximos do advogado (de 2 para 5 dias)".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório