Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Ministro da Cultura e Desporto espanhol demite-se

Ministro foi empossado há menos de uma semana, como membro do novo governo, liderado por Pedro Sánchez.

Ministro da Cultura e Desporto espanhol demite-se
Notícias ao Minuto

18:11 - 13/06/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Màxim Huerta

O ministro da Cultura e Desporto de Espanha, Màxim Huerta, anunciou esta tarde a sua demissão, em conferência de imprensa, na sequência do seu envolvimento num caso de fraude fiscal.

"Vou-me embora porque acredito na ideia e no projeto de Sánchez, para que a cultura volte a ter o lugar que merece", afirmou, na conferência.

"Vou-me embora porque, assim como o presidente, estou convencido de que precisamos de transparência. A diferença é que no meu caso não há nada turvo", acrescentou.

De acordo com a agência Efe, Huerta, que foi empossado como ministro da Cultura e Desporto no passado dia 7 de junho, terá defraudou a Fazenda Pública em 218 mil euros, nos exercícios fiscais de 2007 a 2009. Fraude cujas multas já foram liquidadas pelo governante, diz a mesma fonte.

O ex-ministro que é um ex-jornalista, ex-comentador televisivo e escritor, trabalhava na cadeia de televisão Telecinco e recorria a uma sociedade de advogados para conseguir uma menor tributação sobre os rendimentos auferidos neste empregador.

Numa entrevista a uma rádio, após a divulgação do caso, Huerta defendeu que "este assunto não diz respeito ao ministro da Cultura e Desporto" mas sim ao cidadão particular, admitindo mais tarde, porém, a hipótese de se demitir.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório