Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Movimento pede que imigrantes do Aquarius não sejam internados em centros

A Campanha CIEsNão de Valência, que reclama o encerramento dos Centros de Internamento de Estrangeiros, saúda o acolhimento dos 630 imigrantes a bordo do Aquarius, e exige que não sejam "encerrados" em nenhuma destas instalações.

Movimento pede que imigrantes do Aquarius não sejam internados em centros
Notícias ao Minuto

12:39 - 13/06/18 por Lusa

Mundo Migrações

Em comunicado, a organização aplaude a proposta das autoridades espanholas para acolher as pessoas que viajam a bordo do barco da SOS Mediterrâneo, após Malta e Itália terem recusado disponibilizar um porto seguro, "contrariando os princípios de ajuda e de resgate no mar".

"Abrir o porto de Valência, ou qualquer outro porto, e dar acolhimento a estas pessoas é um ato humanitário a que estão obrigados os Estados signatários da Declaração de Direitos Humanos e dos Pactos Civis, Sociais e Políticos, compromisso contraído por todos os países da União Europeia", recorda.

Afirma ainda que a questão "não é, nem tem de ser" um assunto político.

"É uma questão humanitária perante a situação de pessoas que sistematicamente são abandonadas no Mediterrâneo", afirmou a organização.

Gema Siscar, uma das porta-vozes da Campanha CIEsNão de Valência, recordou que entre as pessoas que estão no barco há mais de uma centena de crianças e mais de 80 mulheres, sete das quais estão grávidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório