Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

China beneficia da cimeira e procurará manter influência

Analistas defendem que, apesar de ausente da cimeira entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, a China foi um dos principais beneficiados do histórico encontro, com a suspensão dos exercícios militares na península coreana.

China beneficia da cimeira e procurará manter influência
Notícias ao Minuto

08:35 - 13/06/18 por Lusa

Mundo Encontro

O Presidente norte-americano, Donald Trump, comprometeu-se a suspender os exercícios militares conjuntos com a Coreia do Sul e, eventualmente, a reduzir o número de tropas norte-americanas na região.

Pequim é contra a presença militar norte-americana na Coreia do Sul e no Japão, e apelou anteriormente a Washington para que suspenda as manobras militares na península, em troca da paragem dos testes com armamento nuclear, por parte de Pyongyang.

Com a redução da atividade militar nas fronteiras do nordeste, Pequim "pode concentrar as suas energias" no Mar do Sul da China, que reclama quase na totalidade - apesar dos protestos dos países vizinhos -, e em Taiwan, cujos laços com o continente se deterioraram desde a eleição da Presidente Tsai Ing-wen, pró-independência, explicou à agência Lusa o professor chinês de Relações Internacionais Wang Li.

Citado pela agência Associated Press, Ryan Hass, que dirigiu a política para a China do Conselho Nacional de Segurança dos EUA, durante a administração de Barack Obama, afirma que Pequim "está agora no caminho de alcançar aqueles objetivos, por um custo muito reduzido".

Mas a China quererá também manter a sua influência sob Pyongyang, cujo isolamento fez com que dependesse quase totalmente de Pequim.

"Penso que qualquer melhoria na relação bilateral entre EUA e Coreia do Norte poderá potencialmente ser vista como uma perda pela China", disse Paul Haenle, antigo diretor para a China do Conselho Nacional de Segurança dos EUA, durante as administrações de Obama e George W. Bush.

Apesar do afastamento entre Pequim e Pyongyang, face aos testes nucleares do regime norte-coreano, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, deslocou-se por duas vezes à China, desde abril, para se encontrar com o Presidente chinês, Xi Jinping.

O segundo encontro, em Dalian, cidade portuária do nordeste chinês, foi visto como um esforço da China para garantir que a sua voz seria ouvida durante o encontro entre Kim e Trump.

O Presidente norte-americano chegou a acusar a China pela "mudança de atitude" de Pyongyang, que, após a cimeira em Dalian, voltou a adotar uma atitude hostil face a Washington.

Pequim instou os dois lados a não cancelar a cimeira.

Aquelas manobras ilustram o equilíbrio que a China tem de alcançar entre encorajar o diálogo entre Pyongyang e Washington, sem permitir que os dois países se tornem demasiado próximos.

Wang Li, professor na Universidade de Jilin, província chinesa situada junto à fronteira com a Coreia do Norte, lembra que "alguns céticos" temem que a aproximação enfraqueça o papel da China, e que uma possível reunificação da península coreana venha a constituir uma ameaça para o país a longo prazo.

Já Paul Haenle afirma que Pequim está ciente que Pyongyang se quer libertar da quase total dependência face ao país, "para que a China não mantenha o tipo de influência que tem hoje".

Wang Li lembra, no entanto, que "a RPDC [República Popular Democrática da Coreia, nome oficial da Coreia do Norte] precisa da China como tremenda retaguarda estratégica, que funciona desde aliado ideológico, parceiro político, fornecedor de apoio económico e tecnológico, e modelo institucional, até janela para o mundo exterior".

Como demonstração de confiança que Kim sente pela China, o dirgente norte-coreano foi transportado para Singapura pela companhia aérea estatal Air China.

Pequim sugeriu já, entretanto, que o Conselho de Segurança da ONU suspenda as sanções contra a Coreia do Norte, face à nova atitude de Pyongyang. "Acreditamos que o Conselho de Segurança deve fazer esforços para apoiar as atuais iniciativas diplomáticas", afirmou um porta-voz da diplomacia chinesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório