Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

EDP vende 641 milhões de euros em défice tarifário à Tagus

A EDP vendeu 641 milhões de euros em défice tarifário de eletricidade em Portugal à Tagus, numa operação de securitização que tem em vista a cotação desses títulos em bolsa, disse hoje a empresa em comunicado ao mercado.

EDP vende 641 milhões de euros em défice tarifário à Tagus
Notícias ao Minuto

19:50 - 12/06/18 por Lusa

Economia Empresas

"A EDP Serviço Universal comercializador de último recurso do sistema elétrico português, detido a 100% pelo Grupo EDP, acordou ceder, de forma plena e sem recurso, à Tagus -- Sociedade de Titularização de Créditos, uma parcela do défice tarifário de 2018, no montante de 641 milhões de euros, e respetivos juros", lê-se na informação à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A informação indica ainda que a Tagus irá financiar a aquisição "através da emissão de 650 milhões de euros de instrumentos de dívida sénior, dos quais 5% serão retidos pela EDP Serviço Universal (para cumprir com as regras de retenção Europeias e dos Estados Unidos), com uma 'yield' (taxa de juro) de 1,1%, cupão de 1,1% e rating esperado de A1/A-, atribuído pela Moody's e Fitch, respectivamente".

A intenção, diz, a EDP, "é admitir [os títulos] à negociação na NYSE Euronext Lisbon", precisando a operação de ter o prospeto aprovado pela CMVM.

Esta operação de titularização do défice tarifário de 2018 foi mandatada pela EDP à StormHarbour e ao Banco Santander Totta.

Segundo a EDP, o "défice tarifário de 2018 resultou do diferimento por cinco anos da recuperação do sobrecusto de 2018 (incluindo ajustamentos de 2016 e 2017) relacionado com a aquisição de energia aos produtores em regime especial".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório