Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Semana Acesso Cultura em quinta edição de 18 a 24 de junho

A Semana Acesso Cultura 2018 vai decorrer de 18 a 24 de junho, para abrir ao público portas de instituições, promover debates e entregar prémio de boas práticas na área da acessibilidade cultural, segundo a organização.

Semana Acesso Cultura em quinta edição de 18 a 24 de junho
Notícias ao Minuto

17:00 - 12/06/18 por Lusa

Cultura Eventos

De acordo com Maria Vlachou, diretora executiva Acesso Cultura, Associação Cultural, criada em 2013, esta semana é organizada "para promover a reflexão e uma maior consciência" em torno do que é o acesso à cultura, nas suas várias vertentes.

Um dos pontos altos da iniciativa é a entrega dos Prémios Acesso Cultura 2018, a 20 de junho, às 18:30, na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa.

Este ano, foram recebidas 27 candidaturas, das quais 24 se encontram na lista final deste prémio que distingue as boas práticas na área da acessibilidade cultural.

Também está prevista a iniciativa Portas Abertas, de 18 a 24 de junho, através da qual várias entidades culturais, em vários pontos do país, abrem os seus bastidores para mostrar quem é que ali trabalha e o que faz.

A iniciativa Portas Abertas tem como objetivo dar a conhecer os bastidores de várias entidades culturais.

Está ainda previsto o debate "Acessibilidade: o que impede as boas práticas?", que será realizado em seis cidades diferentes: Évora, Funchal, Lisboa, Loulé, Porto e Vila Nova de Famalicão, a 19 de junho, às 18:30, com entrada livre.

Outra das iniciativas do programa é a apresentação do relatório das jornadas "Além do Físico: Barreiras à Participação Cultural", realizadas em todas as comunidades intermunicipais do país e nas regiões autónomas com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Esta apresentação está marcada para 18 de junho, às 18:00, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, também de entrada livre.

Ao longo dos anos, a Acesso Cultura tem vindo a promover várias iniciativas, desde formação a debates, e as chamadas Sessões Descontraídas - sessões de teatro, dança, cinema ou outro tipo de oferta cultural, que decorrem numa atmosfera "com regras mais tolerantes" quanto "a movimento e barulho na plateia", dirigidas a públicos com necessidades especiais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório