Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Não conte calorias. Na alimentação, há coisas mais relevantes a enumerar

Contar as calorias que ingere como forma de limitar a sua alimentação é um método comum, contudo, algo relativo e que pode levar a uma tentativa exagerada de controlo.

Não conte calorias. Na alimentação, há coisas mais relevantes a enumerar
Notícias ao Minuto

10:00 - 12/06/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Dicas

Vejamos o cenário de forma teórica: Para perder peso, a fórmula é simples, basta ingerir menos calorias do que aquelas que consome. Por isso, ao conhecer o número de calorias gastas em cada treino, resta-lhe ter em atenção às calorias que ingere e contar cada refeição.

Agora o caso prático: nem todas as calorias são iguais, sendo absorvidas de maneira diferente pelo organismo. Mais do que contar ‘quanto’ come importa aquilo que come e como o faz. Por isso, esclarece a Time, há seis aspetos bem mais relevantes que as calorias, que deve sim enumerar para bem de uma alimentação controlada e equilibrada.

Conte os minutos de exercícios: Claro, qualquer boa alimentação deve ser complementada com atividade física. Mas a relação é mais próxima do que se pensa, já que são vários os casos que se prova que praticar exercício físico diminui o apetite desmedido e controla a escolha de alimentos – que se focam nos saudáveis e não nos ‘desejos’ por alimentos ricos em açúcar e sal.

Conte as doses de frutas e vegetais: Estes alimentos devem ser preferidos aos restantes – que não devem, contudo, ser esquecidos. Ainda há muitos adultos que não garantem o consumo mínimo diário o que, se for garantido vai facilitar a uma alimentação mais equilibrada e completa. Diz a Time Health que a dose recomendada é de 1,5 a duas doses de fruta e entre 2 a 3 doses de vegetais para as mulheres e entre 2 a 2,5 e 3 a 4 para os homens.

Conte as dentadas (ou garfadas): segundo um estudo publicado em 2015 e agora recuperado, contar as dentadas enquanto mastiga é uma forma de controlar o processo de ingestão, indicado para os casos de quem tende a comer muito rápido. O processo é bastante indicado nos dias de hoje em que se tende a comer à secretária ou enquanto lê algo importante para o trabalho – hábito bastante desaconselhado.

Conte a fibra: Vai deixar-lhe cheio e desacelerar o processo de digestão, sendo uma boa prática para quem quer melhorar a sua alimentação e perder peso mas prefere evitar uma dieta restrita. Diz a Time que a maioria da população consome apenas entre 40 a 60% da dose diária recomendada.

Conte os hidratos de carbono: Ao contrário do que acontece com a fruta e mesmo com a fibra, e ainda que os hidratos de carbono também seja essenciais, tendemos a comer mais do que é aconselhado. Idealmente, opte-se por hidratos de carbono complexos como massa integral ou pão escuro

Conte a alimentação de fim de semana: Se come de forma equilibrada durante toda a semana, é normal que queira evitar as restrições nos dias de descanso. Ainda que uma sobremesa ou um jantar fora, que fuga às ‘regras’ seja até saudável, não deite tudo a perder. Também durante o fim de semana as atenções devem ser mantidas, seja de alimentação ou exercício.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório