Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Companhia Nacional leva 'A perna esquerda de Tchaikovsky' aos Açores

O espetáculo 'A perna esquerda de Tchaikovsky', escrita e dirigida por Tiago Rodrigues, sobre a memória do corpo de uma bailarina, vai ser apresentada pela Companhia Nacional de Bailado (CNB) no sábado, no Teatro Micaelense, nos Açores.

Companhia Nacional leva 'A perna esquerda de Tchaikovsky' aos Açores
Notícias ao Minuto

17:04 - 11/06/18 por Lusa

Cultura Bailado

A peça, que é apresentada às 21:30 no âmbito da digressão nacional da CNB, foi criada a convite da CNB por Tiago Rodrigues, em torno da memória do corpo da antiga primeira bailarina Barbora Hruskova.

Ao som da música original composta por Mário Laginha, a bailarina revisita a sua carreira e as marcas que essa vida na dança traçaram no seu corpo.

"Cada dor no meu corpo corresponde a um espetáculo de dança. Já danço há mais de 30 anos. Tenho uma coleção de dores. Quando ouço Prokofiev, dói-me o joelho. Quando ouço Sibelius, doem-me as costas. Mas nem tudo é dor. Gosto de ir cedo para o palco, quando ainda só lá está o afinador de pianos", segundo um excerto do texto do espetáculo, ditado pela voz de Barbora Hruskova.

A bailarina vai desfiando memórias de espetáculos e de dores, desmistificando a ideia romântica da facilidade e leveza das interpretações das bailarinas em palco, e apresentando a outra face de um trabalho árduo e desgastante para o corpo.

"Já fiz as contas e tenho a certeza de que já passei mais horas da minha vida a dançar do que a dormir. Sonho mais quando danço do que quando durmo. Quando danço, tudo parece um sonho mas, como tenho dores, sei que é real. Dançar dói, mas dói mais quando estou parada", diz ainda a bailarina em palco.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório