Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Síria: Mais de 929 mil deslocados em 2018

Mais de 920.000 pessoas foram deslocadas na Síria durante os primeiros quatro meses do ano, um número recorde desde o início do conflito há sete anos, anunciou hoje a ONU.

Síria: Mais de 929 mil deslocados em 2018
Notícias ao Minuto

13:23 - 11/06/18 por Lusa

Mundo ONU

"Assistimos a um deslocamento em massa no interior da Síria (...) De janeiro a abril, houve 920.000 novos deslocados", declarou Panos Moumtzis, coordenador humanitário da ONU para a Síria, numa conferência de imprensa em Genebra.

"É o maior número de deslocados num curto período de tempo desde que o conflito começou", adiantou.

No total, 6,2 milhões de sírios abandonaram as suas casas no interior do país e cerca de 5,6 milhões continuam refugiados nos países vizinhos, de acordo com os números das Nações Unidas.

Moumtzis precisou que os novos deslocados foram obrigados a partir devido à escalada dos combates no antigo bastião rebelde de Ghouta oriental, nos arredores de Damasco, e na província de Idleb (noroeste), que é quase na totalidade controlada por islamitas e grupos rebeldes extremistas.

Vários ataques aéreos em Idleb causaram recentemente dezenas de mortos, incluindo crianças.

Moumtzis teme que a situação em Idleb, onde vivem 2,5 milhões de pessoas, possa agravar a situação.

"Estamos preocupados por ver que 2,5 milhões de pessoas estão a ser cada vez mais empurradas para a fronteira turca", disse, receando que "talvez não se tenha visto o pior da crise".

Após a ofensiva bem-sucedida do regime contra a cidade de Alepo e na Ghouta oriental, os rebeldes e civis foram transferidos para Idleb, mas para os habitantes desde cidade "não há outra Idleb para onde os enviar", sublinhou Moumtzis.

A guerra na Síria, desencadeada em 2011 pela repressão de manifestações pacíficas a favor de reformas democráticas, causou mais de 350.000 mortos e obrigou milhões a abandonarem as suas casas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório